Cinco vezes melhor do mundo e detentor de inúmeros recordes ao longo de sua carreira, o português Cristiano Ronaldo, de 37 anos, será a principal arma de Portugal no Mundial do Catar. Capitão da seleção nacional, o camisa 7 do Manchester United vai tentar um feito inédito na história de seu país: conquistar uma Copa do Mundo.

Iniciando sua trajetória rumo ao título, Portugal, que está no grupo H do Mundial, terá de enfrentar Gana, Uruguai e Coreia do Sul. Para chegar às oitavas de final do torneio, a seleção lusitana vai contar com uma de suas melhores safras de jogadores da história, além, é claro, de Cristiano Ronaldo.

Cristiano faz sua conhecida comemoração, aponta para o peito e diz ‘eu estou aqui’ (Crédito:Divulgação/FPF)

Apesar do início ruim de temporada, Ronaldo já se provou inúmeras vezes como um dos jogadores mais decisivos da história do futebol. Maior artilheiro da seleção de Portugal e maior goleador de seleções, o gajo terá de usar toda a sua experiência se quiser que seu país conquiste o título.

No Catar, CR7 terá a dura missão de fazer Portugal alcançar voos maiores em Mundiais. Desde que o atacante estreou pela seleção principal, em 2003, o país lusitano passou das oitavas de final em apenas uma ocasião, em 2006, quando chegou às semifinais da Copa da Alemanha e caiu para a França.

Cristiano Ronaldo em seu primeiro Mundial, em 2006, ainda sem usar a lendária camisa 7 (Crédito:Divulgação/FPF)

Nas Copas seguintes, Cristiano viu sua seleção amargar grandes quedas. Em 2010, na África do Sul, Portugal foi eliminado nas oitavas de final para a Espanha. Quatro anos depois, no Mundial do Brasil, os lusitanos sequer passaram da fase de grupos. Na Rússia, em 2018, os portugueses voltaram a cair nas oitavas, desta vez para o Uruguai.

Em sua possível última Copa como jogador, Ronaldo certamente chegará com fome de gols e resultados. Nos quatro Mundiais disputados até aqui, Cristiano anotou sete gols em 17 partidas. Apesar dos 818 gols na carreira, que os transformaram no maior artilheiro da história do futebol, o português não costuma ter grandes números no maior torneio de seleções.

Com uma carreira que dispensa apresentações, CR7, campeão da Eurocopa 2016 e Nations League 2019 com Portugal, vai em busca do último título de expressão que lhe falta. Próximo de completar 38 anos, o gajo pode colocar seu nome mais uma vez na história caso conquiste a Copa do Mundo do Catar.

Torcedor segura cartaz para Cristiano Ronaldo (Crédito:Francisco Paraíso/FPF)

Números de Cristiano Ronaldo:

Gols na carreira: 818

Gols pela seleção: 117

Partidas pela seleção: 189

Mundiais disputados: 2006 (Alemanha), 2010 (África do Sul), 2014 (Brasil) e 2018 (Rússia)

Títulos com a seleção: Eurocopa (2016) e Nations League (2019)

Principais títulos na carreira: Champions League (5x), Mundial de Clubes (4x), Supercopa da Europa (3x), Campeonato Espanhol (2x), Campeonato Italiano (2x) e Campeonato Inglês (3x), além de diversas taças nacionais nos países em que atuou