A reconstrução da seleção canadense passa, com certeza, pelo descobrimento de Alphonso Davies. Com apenas 21 anos, o jogador passou por muitos percalços até chegar onde está neste momento, vestindo a camisa do gigante Bayern de Munique e pronto para uma Copa do Mundo.

Nascido em Gana, em um campo de refugiados da Libéria, foi com a família para o Canadá em 2005, com apenas cinco anos de idade. Lá, entrou em um programa de residentes que o levou para a categoria de base do Vancouver Whitecaps e o fez ganhar a cidadania canadense. A partir daí, o foguete não deu ré.

Em 2016, estreou na equipe principal do Vancouver e rapidamente virou destaque por sua velocidade e pela habilidade com a bola nos pés. Não demorou muito e foi contratado pelo Bayern de Munique dois anos depois, em 2018. No clube alemão, já conquistou até uma Champions League, como titular e com participação crucial na campanha.

Alphonso Davies é o grande craque do Canadá

Versátil, começou como ponta esquerdo, como ainda joga na seleção, mas agora atua também na lateral. A variação pode ser uma peça-chave para confundir os adversários no Catar. A única situação que parece pará-lo, no entanto, é a sua saúde. Recentemente, sofreu com lesões e até mesmo um problema cardíaco desenvolvido após contrair Covid-19. Espera-se que esteja em forma para jogar o Mundial, mas sempre com um olhar atento do departamento médico.

Pela seleção, até o momento, já fez 34 partidas e 12 gols. Mesmo assim, Davies passa longe de ser o artilheiro decisivo — essa missão fica para os companheiros Jonathan David e Cyle Larin —, mas pode ajudar muito o Canadá em 2022. Jovem e promissor, Alphonso já se consolidou como um dos grandes destaques deste Mundial, depois de ter uma das mais belas histórias do futebol atual.

Números de Alphonso Davies:

Gols na carreira: 30

Gols pela seleção: 12

Partidas pela seleção: 34

Mundiais disputados: Nenhum

Títulos com a seleção: Nenhum

Principais títulos na carreira: Champions League (1x), Mundial de Clubes (1x), Supercopa da Europa (1x) e Campeonato Alemão (4x), além de diversas taças nacionais na Alemanha