Atriz e comunicadora, Gleici Damasceno vem colhendo grandes frutos em sua carreira. Um dos projetos em destaque da acreana foi o premiado ‘Noites Alienígenas’, o primeiro longa-metragem gravado no Acre. E nesta terça-feira, 5, data em que também é comemorado o Dia da Amazônia, o longa conseguiu mais um feito incrível: foi pré-selecionado para representar o Brasil no Oscar 2024.

Na trama, Gleici vive Sandra, uma jovem negra, empoderada, mãe e que tem na cultura Hip Hop um espaço de resistência. O filme trata de uma Amazônia urbana, ainda pouco mostrada e conhecida, que na negação de sua identidade de floresta, acaba por revelar dramas identitários profundos de toda uma geração. Noites Alienígenas fala sobre resistência, esperança, ancestralidade e juventude, em meio a um país cada vez mais autoritário que nega suas raízes formadoras: negra e indígena.

“Sinto que estou vivendo em um sonho! Ganhar um prêmio como o Oscar é um grande objetivo para quem trabalha com cinema, e acredito que posso dizer que estamos no caminho certo! É impossível descrever o quão especial e único esse momento está sendo, e não apenas para mim, como para todos os envolvidos nesse projeto”, declarou a atriz.

“Conversei com a equipe do filme e estão todos vibrantes com essa notícia. É muito importante ver um filme que veio do Acre, como o Noites Alienígenas, ganhando esse destaque, pois nos faz direcionar a nossa atenção para um povo que muitas vezes é invisibilizado. Talento e histórias para contar temos de sobra, o que nos falta tantas vezes é oportunidades, e o Noites Alienígenas veio para mostrar isso”, completou.

A obra estreou internacionalmente no Festival de Cinema de Gotemburgo, na Suécia e, também, foi o grande vencedor do 50º Festival de Gramado, contabilizando 5 prêmios. Além de ter entrado no Festival de Cannes.

A lista de pré-selecionados ao Oscar conta com 6 filmes, incluindo Noites Alienígenas. O anúncio da decisão final da comissão de seleção deste ano será em 12 de setembro. Já a 96ª edição do Oscar está marcada para 10 de março de 2024.