Estrela do basquete dos EUA se declara culpada por porte de drogas na Rússia, mas nega intenção

Estrela do basquete dos EUA se declara culpada por porte de drogas na Rússia, mas nega intenção

KHIMKI, Rússia (Reuters) – A estrela norte-americana do basquete Brittney Griner se declarou culpada de uma acusação de porte de drogas durante audiência em um tribunal russo nesta quinta-feira, mas negou que tenha infringido a lei intencionalmente.

Griner falou na segunda audiência do seu julgamento de uma acusação de narcóticos que prevê sentença de até 10 anos na prisão, dias depois de pedir que o presidente norte-americano, Joe Biden, assegure a sua libertação.

“Eu gostaria de me declarar culpada, meritíssimo. Mas não houve intenção. Eu não quis quebrar a lei”, disse Griner, falando em voz baixa, em inglês que foi traduzido ao russo para o tribunal.

Griner, bicampeã olímpica de basquete com a seleção dos EUA, foi detida em fevereiro no aeroporto Sheremetyevo, em Moscou, com cartuchos de vape que continham óleo de haxixe, que é ilegal na Rússia, e foi mantida sob custódia desde então.

Em uma carta escrito à mão, Griner pediu diretamente a Biden no começo desta semana que intensifique os esforços dos EUA para levá-la para casa.

Biden falou com a esposa de Griner na quarta-feira, dizendo que estava trabalhando para libertar a estrela do basquete “o mais rápido possível”, disse a Casa Branca.

(Reportagem de Reuters; Reportagem adicional de Humeyra Pamuk e Amy Tennery)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI6613T-BASEIMAGE