‘Estranho e injusto’, diz Bolt sobre ‘ajuda’ de sapatilhas para queda de recordes

Tricampeão Olímpico nos 100m e 200m rasos, Usain Bolt fez duas críticas ao uso de novas sapatilhas que prometem entregar um nova tecnologia no solado que pode ajudar na quebra de recordes no Japão.

O novo calçado, que possui sola grossa e revestida de fibra de caborno, foi considerado por Bol como injusto.

“Quando me falaram sobre isso, não pude acreditar que é isso que temos feito, você sabe o que quero dizer, que estamos realmente ajustando os cravos a um nível em que agora está dando aos atletas a vantagem de correr ainda mais rápido”, reclamou o jamaicano em entrevista à Reuters, em Kingston.

A tecnologia já foi usada por atletas, mas em provas de longa distância. Como as provas de 100 e 200m metros são feitas em poucos segundo, o desafio é fazer a diferença nestas categorias.

“É estranho e injusto para muitos atletas porque sei que no passado elas (empresas de calçados) realmente tentaram e o corpo diretivo disse: “Não, você não pode mudar os cravos”, então, saber que agora eles estão realmente fazendo isso é ridículo”, finalizou Bolt.

Dono dos recordes mundiais dos 100m (9,58s) e 200m (19,19s), Bolt conquistou oito medalhas de ouro olímpicas entre as edições de 2008 e 2016.