‘Estou confiante para acordo UE-Mercosul’, diz Von der Leyen

(ANSA) – BRASÍLIA, 07 NOV – A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse estar confiante na possibilidade de assinatura do acordo entre a União Europeia e o Mercosul e classificou como ambiciosa a meta apresentada pelo bloco para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.   

“Estou confiante, estamos trabalhando para atingir esse objetivo. Seria fantástico mandar essa mensagem para o mundo, de que um acordo de livre comércio baseado em regras é possível, criando o maior mercado de 700 milhões de pessoas, consumidores de produtos de países que pensam de maneira similar”, afirmou a chefe do Executivo da UE à CNN, à margem da Cúpula do Clima que precede a COP30, em Belém.   

“Ainda precisamos trabalhar com aqueles que têm preocupações, mas estou muito confiante de que conseguiremos”, acrescentou. Segundo o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, a possibilidade de assinatura do acordo no Rio de Janeiro ainda neste ano foi discutida ontem (6) por Von der Leyen e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.   

Questionada sobre as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) acordadas pela União Europeia na quarta-feira passada (5), durante uma reunião dos ministros do Clima do bloco, Von der Leyen respondeu que a meta do bloco é “muito ambiciosa e respeita o Acordo de Paris”. “Outro ponto é que temos unanimidade: todos os 27 membros estão de acordo. É um processo que precisa ser trabalhado, mas o resultado final é o que mais importa”, finalizou. (ANSA).