Comportamento

Estilo para todas as horas

Composições leves, camisas extralargas e coletes são as principais tendências para a primavera-verão 2020. Ideia é valorizar o casual

VERSÁTIL Clássica peça de alfaiataria, a camisa branca pode ser usada em composições sofisticadas, como as da estilista Carol Bassi (à esq.), e também em casuais, caso da atriz Juliana Paes (à dir.) (Crédito:Divulgação)

Os eventos internacionais que ditam as tendências da moda trouxeram boas notícias para esta estação primavera-verão: não será muito difícil ficar por dentro do look das passarelas, uma vez que ele agora privilegia peças-chave do guarda-roupa. A nova alfaiataria, mais leve e relaxada, é a grande trend dos próximos meses. Camisas estruturadas vieram com tudo, e em diferentes variações. O conceito por trás desse resgate old school é mostrar a força feminina. “É um item que traz uma maturidade maior à mulher, ela fica mais elegante, com uma projeção bem diferente da que teria com uma blusinha molinha”, diz Valeska Nakad, coordenadora do curso de Moda do Centro Universitário Belas Artes de SP.

Com uma saia longa volumosa em A e uma clutch, como aposta a designer de moda Carol Bassi, é possível ir a um jantar mais formal. A atriz Juliana Paes, por sua vez, preferiu investir em um look descolado e mesclou um modelo oversized com um shorts jeans em V. Detalhe para o tamanho das mangas: longas, elas podem até esconder as mãos. Essa é outra tendência forte do momento: roupas corpulentas, tanto no tamanho em geral como nos detalhes, com babados, bolsos, mangas e ombros. Essa moda é um contraponto às estações anteriores, que privilegiaram peças minimalistas e ajustadas ao corpo.

Coletes em alta

Os coletes também voltaram com tudo, como mostrou a marca francesa Celine, na Paris Fashion Week (PFW). A grife trouxe influências hippies e ciganas para o desfile, em um clima bem anos 1970 e boho. “A década de 1970 está sendo revisitada o tempo todo pela moda, porque é feita para uma mulher elegante que está se empoderando, entrando no mercado de trabalho”, diz Valeska Nakad. Já o desfile da estilista britânica Stella McCartney apresentou um outro caimento da peça, bem original: largo e longo, com bolsos grandes. Além de aquecerem o corpo na medida em que a primavera pede — tanto brasileira quanto europeia —, os coletes são versáteis porque caem bem em diferentes composições, das sociais às casuais.