Saúde da mulher

Hábito preguiçoso está ligado ao câncer de garganta, que matou Eddie Van Halen

Se você quer manter uma boa saúde, prepare-se para mudar sua rotina antes de dormir excluindo um hábito que pode causar câncer de garganta

Crédito: Unsplash

Claro, você se esforça para escovar os dentes duas vezes por dia, mas é fácil pular a rotina noturna quando está muito cansada. Parece inofensivo, mas uma nova pesquisa descobriu que fazer isso com frequência é mais sério que você imagina.

Publicada no periódico Cancer Research, a pesquisa liga doenças peridentais a câncer de esôfago, aquele tubo que vai da sua garganta a estômago. Para o estudo, cientistas coletaram amostras da boca de 122 mil pessoas e, após 10 anos, 106 delas haviam desenvolvido câncer de garganta, que provocou a morte recente do guitarrista Eddie Van Halen.

Leia mais

Como ter os dentes perfeitos

Essas pessoas também possuíam um nível mais alto de certas bactérias de acordo com as amostras, mesmas bactérias que são ligadas a gengivite ou outras doenças de gengiva. Elas são encontradas na boca quando não temos uma boa higiene bucal.

No entanto, vale levantar um ponto: os pesquisadores não tinham acesso aos hábitos de higiene bucal dos participantes, apenas às amostras. Então, é difícil dizer se a bactéria causou a doença por si só ou se os voluntários já possuíam doenças peridentais, e isso que aumentou o risco de câncer.

Ainda assim, claramente manter os dentes limpos é importante para a saúde geral. Então, sério: se certifique de escovar os dentes duas vezes por dia. Pode ser mais benéfico para sua saúde que você imagina.

Veja também

+ Grave acidente do “Cake Boss” é tema de reportagem especial

+ Pudim japonês não tem leite condensado; aprenda a fazer

+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"

+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel

+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev

+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por desconto de até 50% na parcela

+ Cirurgia íntima: quanto custa e como funciona

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?

+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago

+ O processo de formação como obra

+ Arte e algoritmo: Uma genealogia

+ Radicalmente vivo