ROMA, 11 DEZ (ANSA) – A empresa italiana de serviços postais Poste Italiane formalizou nesta quinta-feira (11) a compra da participação minoritária do grupo francês Vivendi na operadora de telefonia TIM, equivalente a 2,51%.
O preço da aquisição totalizou aproximadamente 187 milhões de euros. Com isso, a Poste Italiane, que já detinha 24,81% das ações da companhia de telecomunicações, passou a ter uma participação total de 27,32%, “ultrapassando o limite relevante atual” para uma oferta pública de aquisição obrigatória.
Em um comunicado, a Poste Italiane afirmou que a operação “reforça o seu investimento estratégico na TIM, confirmando o objetivo de atuar como acionista industrial de longo prazo, por meio da concretização de sinergias e da criação de valor para todos os stakeholders”.
A empresa postal tornou-se a principal acionista da operadora após comprar uma participação de 15% no início do ano. Antes disso, a Poste já possuía 9,81% das ações da TIM.
A Poste Italiane é uma companhia de capital aberto, mas controlada pelo governo italiano por meio da Cassa Depositi e Prestiti (35%) e do Ministério da Economia (29,26%). (ANSA).