ROMA, 11 SET (ANSA) – Após a Polônia abater uma série de drones russos em seu espaço aéreo, o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, alertou nesta quinta-feira (11) que o mundo está à beira do abismo.
À margem de uma conferência no Vaticano, o cardeal italiano disse concordar com os comentários do presidente da Itália, Sergio Mattarella, que classificou a situação como um “episódio gravíssimo” e levantou um alerta para uma possível escalada da guerra na Ucrânia no restante da Europa.
“Acredito que sim, que estamos à beira do abismo. Concordo com essa análise no sentido de que há uma escalada”, declarou Parolin, enfatizando que “estamos realmente em um momento de grande perigo”.
Ontem (10), durante o primeiro dia de sua visita à Eslovênia, Mattarella comparou a situação atual à de 1914, antes da Primeira Guerra Mundial, com a possibilidade de um conflito de grandes proporções que ninguém realmente deseja que ecloda.
Drones atribuídos à Rússia invadiram o espaço aéreo da Polônia e foram abatidos por caças do país e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que prometeu defender “cada centímetro” de seu território. Moscou negou que tenha atacado a Polônia deliberadamente. (ANSA).