No domingo, 21, o ator Lázaro Ramos, de 45 anos, recebeu alta do hospital Mater Dei em que estava internado, após passar mal em sua casa em Salvador, na Bahia, na última sexta, 19. Na ocasião, ele foi socorrido por sua mulher, Taís Araújo. Na unidade médica, Ramos foi diagnosticado com estafa.

+Renan Bolsonaro, filho 04 de Jair Bolsonaro, é flagrado com nova namorada; saiba quem é

+‘Isso é uma piada’, diz ex-assessor de Renan Bolsonaro sobre namoro dele com uma mulher

Veja abaixo o comunicado sobre o estado de saúde de Lázaro Ramos: 

“Confirmamos que nesta sexta-feira, dia 19 de janeiro, Lázaro Ramos passou mal em sua casa, em Salvador, sendo levado por sua esposa, Taís Araujo, ao hospital Mater Dei. Após análise clínica concluiu-se que Ramos estava com estafa. Seguindo orientações médicas, Ramos ficará de repouso durante a próxima semana – o ator recebeu alta neste domingo, dia 21.”

Atualmente Lázaro Ramos está no ar na novela das 6 da TV Globo, “Elas por Elas”, onde interpreta o personagem Mário Fofoca.

Para entender o quadro que causou a internação do ator Lázaro Ramos, a IstoÉ Gente conversou com Saulo Vito Ciasca, que é médico psiquiatra, psicoterapeuta e professor, que explicou tudo sobre Estafa. Confira!

O que é Estafa?

Estafa é um nome para um sintoma de grande cansaço do ponto de vista emocional e psíquico. Não é exatamente um diagnóstico como depressão ou ansiedade generalizada, mas um sintoma que pode estar presente em vários quadros.

Como identificar?

A pessoa com estafa sente-se cansada mentalmente, com mais dificuldade de desempenhar suas tarefas do dia-a-dia, com maior procrastinação, sensação de impotência ou insuficiência perante os problemas, dificuldade de concentração e finalmente redução da produtividade.

Estafa X Burnout

Quando a estafa ocorre com frequência, por um tempo prolongado, há risco de desenvolvimento do burnout, em que a pessoa se vê com grande ansiedade, incapaz de realizar as tarefas que precisa e pode vir a tomar decisões ruins como desistir de tudo (do emprego, da escola, até mesmo da vida).

Tanto na estafa como no burnout podem ocorrer outros sintomas físicos, como dores pelo corpo e na cabeça, insônia, gastrite, tremores ou tonturas. Estes, se forem muito intensos, poderão levar a pessoa para um hospital para investigação com exames para excluir outras doenças. O cansaço extremo prolongado também pode simular sintomas da depressão, com perda de prazer nas atividades habituais e desânimo.

Tratamento

É importante que haja uma avaliação do ponto de vista de saúde física e mental, com médico psiquiatra e psicólogo, para acompanhamento do quadro e melhora dos sintomas. Psicoterapia, técnicas de relaxamento e meditação, além de atividade física, dieta equilibrada e controle dos fatores estressantes são fundamentais no tratamento dessas pessoas.