Estados Unidos, Rússia, Bielorrússia e Eslováquia conquistaram no sábado as últimas vagas para a fase final da Fed Cup, que acontecerá em Budapeste, nos dias 19 e 20 de abril, de acordo com o novo formato.

Esses países se juntam a Alemanha, Bélgica, Espanha e Suíça, que se classificaram horas antes na melhor de cinco jogos (quatro individuais e um duplo).

As americanas, apesar de serem as favoritas, precisaram de um quinto jogo para se classificar contra as letãs.

No sábado, Anastasija Sevastova surpreendeu ao conseguir diante de Serena Williams a primeira derrota de sua carreira na competição entre nações. Jelena Ostapenko dominou Sofia Kenin, que há pouco mais de uma semana se sagrou campeã do Aberto da Austrália, empatando o duelo em 2 a 2.

Mas a dupla Bethanie Mattek-Sands/Alison Riske venceu o duelo decisivo contra Ostapenko e Sevastova.

A Bielorrússia derrotou a Holanda de Kiki Bertens de forma dramática, com uma vitória por 4-6, 6-3, 7-6 (10/8) no desempate decisivo de duplas entre Sabalenka-Sasnovich e Bertens-Schuurs.

As russas também chegaram ao duelo de duplas para vencer a Romênia, que jogou sem Simona Halep.

Além das oito equipes classificadas na sexta e no sábado, a França (atual campeã), Austrália (finalista), Hungria (organizadora) e República Tcheca (convidada) disputarão a fase final com o novo formato, seguindo o da nova Copa Davis.

As equipes derrotadas nesta fase – Brasil, Canadá, Grã-Bretanha, Japão, Cazaquistão, Letônia, Holanda e Rússia – deverão disputar repescagens para permanecer entre as 20 principais nações do mundo e participar das eliminatórias no próximo ano.

– Resultados:

Estados Unidos – Letônia 3-2

Holanda – Bielorrússia 2-3

Romênia – Rússia 2-3

Eslováquia – Grã Bretanha 3-1

Brasil – Alemanha 0-4

Espanha – Japão 3-1

Suíça – Canadá 3-1

Bélgica – Kazaquistão 3-1

av/bm/iga/aam