A seleção dos Estados Unidos se classificou para a Copa do Mundo do Catar-2022 nesta quarta-feira, em San José, apesar de ter perdido por 2 a 0 para a Costa Rica, que disputará a repescagem contra a Nova Zelândia, em partida da décima quarta e última rodada das eliminatórias da Concacaf.

Os gols da partida, disputada no Estádio Nacional, em San José, foram marcados por Juan Pablo Vargas (51) e Anthony Contreras (60).

Após a derrota, os americanos caíram para o terceiro lugar na classificação do octogonal, a última que dá uma vaga direta no Mundial, ao somar 25 pontos, os mesmos da Costa Rica, mas com melhor saldo de gols (+11 contra +5).

As outras duas seleções da Concacaf que se garantiram no Catar são Canadá e México.

– Jovens fazem a diferença –

Os Estados Unidos desembarcaram na Costa Rica sabendo que poderiam perder por até cinco gols e ainda assim garantiriam sua vaga no Catar.

No entanto, fiéis ao seu estilo, os norte-americanos entraram em campo para vencer mesmo fora de casa e com a intenção de quebrar um tabu, já que nunca venceram na Costa Rica.

Desde os primeiros minutos, os visitantes assediaram o goleiro do Paris Saint-Germain, Keylor Navas, que voltou a se destacar com grandes defesas.

A Costa Rica, ciente da minúscula possibilidade matemática de vencer por seis gols para garantir a vaga direta, poupou jogadores titulares pendurados com cartões amarelos antes da repescagem.

No entanto, o que talvez nenhum dos treinadores imaginasse, nem Luis Fernando Suárez na Costa Rica, nem Gregg Berhalter nos EUA, era que com um time cheio de jovens, a metade com menos de 20 anos, a Costa Rica faria seu melhor jogo em anos e, sem dúvida, o melhor de seu octogonal.

Depois de aguentar os minutos de pressão, os costarriquenhos se renderam ao espírito de seus novos jogadores e desarticularam a seleção dos Estados Unidos.

Christian Pulisic, astro do Chelsea, não apareceu, apagado pela pressão do adversário.

E assim, os donos da casa começaram a chegar ao gol de Zach Steffen.

– Após reação impressionante, a repescagem –

Vargas marcou com uma cabeçada certeiro aos 61, que incendiou o estádio em San José. Pouco depois, Anthony Contreras marcou o segundo gol ao desviar na cara do gol, aos 60, praticamente liquidando o jogo.

Os Estados Unidos não quiseram se expor mais e até deixaram de atacar e simplesmente esperaram o apito final, para se sentirem seguros com sua classificação.

Já os costarriquenhos comemoraram como se também já estivessem na Copa, porque por um momento durante o octogonal o Catar pareceu bem mais longe.

Foi graças a um segundo turno quase impecável, em que somaram 19 de 21 pontos possíveis e sofreram apenas dois gols, que conseguiram subir na classificação e ultrapassar o Panamá, que ficou em quinto no final, com 21 pontos.

“Conseguimos defender muito bem nos últimos jogos. Tivemos muitas finais. Muitos deixaram de acreditar, tivemos que bloquear coisas negativas que vinham de fora, mas isso nos ajudou, uniu o grupo”, disse Navas.

O playoff entre Costa Rica e Nova Zelândia será disputado em junho, no Catar, em jogo único.

— Resultados da 14ª rodada do octogonal da Concacaf e classificação final:

Panamá – Canadá 1 – 0

Jamaica – Honduras 2 – 1

Costa Rica – Estados Unidos 2 – 0

México – El Salvador 2 – 0

Classificação: Pts J V E D Gp Gc SG

1. Canadá 28 14 8 4 2 23 7 16

2. México 28 14 8 4 2 17 8 9

3. Estados Unidos 25 14 7 4 3 21 10 11

4. Costa Rica 25 14 7 4 3 13 8 5

5. Panamá 21 14 6 3 5 17 19 -2

6. Jamaica 11 14 2 5 7 12 22 -10

7. El Salvador 10 14 2 4 8 8 18 -10

8. Honduras 4 14 0 4 10 7 26 -19

./bds/dgj/cl/aam