Coalizão liderada pelos EUA atacou alto dirigente do EI na Síria

Coalizão liderada pelos EUA atacou alto dirigente do EI na Síria

Forças da coalizão liderada pelos Estados Unidos lançaram um ataque aéreo nesta terça-feira na Síria contra um “alto dirigente” do grupo extremista Estado Islâmico, informou um funcionário de defesa americano, em meio a versões de que o porta-voz dos radicais, Abu Mohamed al-Adnani, foi morto.

“As forças da coalizão conduziram um ataque aéreo em Al-Bab, Síria, contra um alto dirigente” do grupo extremista, disse o funcionário, que falou sob a condição do anonimato.

“Ainda estamos avaliando os resultados da operação neste momento”, prosseguiu.

Al-Bab fica na província de Aleppo, no norte da Síria, onde o Estado Islâmico informou que Al-Adnani estava quando foi morto.

O EI anunciou nesta terça-feira a morte de Mohamed al-Adnani em Aleppo.

O dirigente extremista – considerado pelos serviços de inteligência ocidentais como o “ministro de atentados” do EI – ficou conhecido exortando seus partidários a passar para a ação em seus países de origem utilizando qualquer arma disponível (faca, pedras ou veículos) contra cidadãos dos países-membros da coalizão anti-extremista.

Esta coalizão internacional encabeçada pelos Estados Unidos, busca desarticular a organização extremista, atentando contra seus dirigentes.