O estado de saúde do papa Francisco, hospitalizado há 13 dias devido a uma pneumonia nos dois pulmões, apresentou uma “ligeira melhora“, embora seu prognóstico continue “reservado”, declarou o Vaticano nesta quarta-feira, 26.
A Santa Sé acrescentou que o pontífice de 88 anos passou a tarde “trabalhando”. O novo informe médico também relatou ainda que “a ligeira insuficiência renal observada nos últimos dias regrediu” e que uma tomografia computadorizada do tórax mostrou “uma evolução normal do quadro inflamatório pulmonar”.
+Papa quebra protocolo do Vaticano ao ordenar boletins diários sobre estado de saúde
Francisco segue fazendo oxigenoterapia e fisioterapia respiratória para melhora no quadro.
Líder espiritual de 1,4 bilhão de católicos no mundo, o argentino está internado na clínica Gemelli de Roma desde 14 de fevereiro. Mas a comunidade ficou mais alarmada no último final de semana, quando sua saúde piorou.
Nesta quarta, pela terceira noite consecutiva, está prevista uma noite de orações na Praça de São Pedro, onde dezenas de fiéis e cardeais já se reuniram no dia anterior.
As cenas lembram as concentrações organizadas antes da morte de João Paulo II, em 2005, mas o cardeal hondurenho Óscar Rodríguez Maradiaga, que coordenou o Conselho de Cardeais do papa, afirmou que “ainda não é o momento para que ele vá para o céu“.