São Paulo será protagonista no maior palco da arte mundial nesta quinta-feira (25). O São Paulo Day Matchmaking é promovido pelo programa do Governo do Estado CreativeSP e acontece durante o Fringe, maior festival de arte e cultura do mundo. Desde o dia 5, a cidade de Edimburgo, na Escócia, respira arte e cultura para receber o Fringe que segue até a próxima segunda-feira (29), com quase 4 mil atividades e mais de 300 espaços de apresentação.
A presença de dez empresas paulistas de economia criativa no festival foi viabilizada pela terceira missão do Creative/SP, programa de internacionalização resultado de uma parceria entre as secretarias de Relações Internacionais, de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e a InvestSP.
Selecionadas entre 124 concorrentes, as organizações terão a oportunidade de conhecer e concretizar negócios com players do setor cultural global incluindo os principais festivais de teatro e dança do mundo. As empresas escolhidas foram Lusco-fusco, Iracema, Périplo, Parlapatões, Platô Produções, Sabre de Luz Produções Culturais, Corpo Rastreado, Gattu, Amigos da Arte e Cia Trilhas da Arte.
“A arte e a cultura brasileiras são ativos de valor e com enorme potencial de atração para o público estrangeiro. Elas podem e devem gerar riqueza tanto aos nossos artistas, como à população do País e do Estado de São Paulo. Esse tem sido o entendimento da gestão do governador Rodrigo Garcia. Por isso promovemos missões internacionais como as do Creative/SP, para gerar oportunidades de negócios e divulgar o talento e a criatividade engendrados no Brasil”, afirma o secretário de Relações Internacionais de São Paulo, Julio Serson.
Na quinta-feira, durante o São Paulo Day Matchmaking, a peça “Isto É um Negro” será encenada e na sequência ocorrerá um bate-papo entre os atores brasileiros, players internacionais e plateia. “O público do festival terá a oportunidade de conhecer um exemplo do talento paulista com a apresentação da peça ‘Isto é um Negro” em 16 sessões até o dia 28 de agosto. Trata-se da única produção brasileira na programação do evento”, afirma o Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão.
O CreativeSP é uma ação de internacionalização da economia criativa com orçamento de R$ 5,5 milhões para nove missões que serão realizadas ao longo de 2022, com 10 empresas ou instituições cada uma. Missões para o SXSW, nos Estados Unidos e para o Festival de Cannes, na França já foram realizadas. As próximas serão para o Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, na Espanha, o C2 Montreal, no Canadá, a Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha, e a WebSummit, em Lisboa.