14/10/2018 - 7:50
O Catar parece mesmo disposto a não poupar esforços para tornar seu Mundial o melhor de todos, a “Copa das 1001 Noites”, em referência aos fantásticos contos da literatura árabe. Será também a primeira Copa do Mundo de sua seleção. No ano que vem, convidados pela Conmebol, os cataris vão disputar a Copa América, no Brasil.
Para 2022, o Catar trabalha na construção de sete estádios, além de já ter pronto, totalmente reformado, o Khalifa International Stadium, para 40 mil torcedores, sua oitava obra. Inaugurado em 1976, é o mesmo que sediou o Mundial de Juniores de 1995, os Jogos Asiáticos de 2006 e a Copa Asiática de 2011.
Um dos estádios em construção é o Al Wakrah, também para 40 mil pessoas e com inauguração prevista para 2019. Al Wakrah é a segunda maior cidade do país e faz limite, ao leste, com as praias do Golfo Pérsico.
Também a ser aberto ao público no próximo ano, o Al Bayt Stadium deverá ter capacidade para 60 mil espectadores. Está localizado na cidade de Al Khor, 60 km ao norte da capital. Será o mais distante de Doha, epicentro da competição da Fifa.
Este será o Mundial mais compacto da história. Devido às curtas distâncias e facilidade de transporte, será possível ao torcedor assistir ao primeiro e ao último jogos de uma rodada de três partidas. Ainda na temporada de 2019, será inaugurado o Al Rayyan Stadium, igualmente para receber 40 mil pessoas.
Em 2020, dois anos antes da disputa, deverão ser inaugurados três instalações esportivas. Uma delas será o Al Thumama Stadium, cujo formato lembra o de um gorro usado pelos homens na cultura árabe. Nele, caberão 40 mil espectadores. Já o Ras Abu Aboud Stadium (também para 40 mil) será totalmente desmontável. Está sendo edificado com partes pré-fabricadas, que depois serão utilizadas em outros projetos.
Além disso, em 2020, o planeta conhecerá um segredo guardado a sete chaves: o Lusail Iconic Stadium, o principal estádio da Copa, para 80 mil pessoas, cujo projeto é secreto, embora já tenham sido publicadas ilustrações de como seria (nenhuma delas confirmada). Lusail, a 15 km de Doha, atualmente é pouco mais do que um deserto.
Mais adiante, em 2021, será aberto o Qatar Foundation Stadium, como parte do complexo de escolas e universidades denominado Cidade da Educação. Receberá 45 mil torcedores, mas, após o evento, sua capacidade será reduzida para 25 mil, tornando-se palco de atletismo e esportes universitários.