A Uefa anunciou que a decisão da Liga dos Campeões da Europa da temporada 2017/2018 será realizada em Kiev. Isso significa que a Ucrânia vai sediar o decisivo confronto algumas semanas antes da vizinha Rússia receber a Copa do Mundo.

O Comitê Executivo da Uefa confirmou nesta quinta-feira que o Estádio Olímpico de Kiev, com capacidade para 70 mil torcedores, será o palco da mais esperada partida entre clubes, que já está agendada para o dia 26 de maio de 2018.

Havia a expectativa de que a tensão política entre Rússia e Ucrânia pudesse barrar a definição de Kiev como palco do jogo, pois há potenciais riscos envolvendo a liberação de vistos para as autoridades russas e convidados da Gazprom, empresa de energia russa que patrocina a Uefa, mas a entidade acabou ignorando esses problemas.

A Rússia anexou a região de Crimeia da Ucrânia no início de 2014. Diante disso, inclusive, a Uefa tem realizado sorteios direcionados nas suas competições para evitar que as seleções e clubes ucranianos e russos se enfrentem desde julho de 2014.

A Uefa também determinou que a Supercopa da Europa, que envolve os vencedores da Liga dos Campeões e da Liga Europa, será disputada em 14 de agosto de 2018 no Estádio Lillekula, em Tallinn, capital da Estônia, com capacidade para cerca de 10 mil espectadores.

A cidade francesa de Lyon está em negociações para sediar a final da Liga Europa de 2018, mas questões fiscais e de segurança ainda precisam ser resolvidas para que ocorra a confirmação. Uma decisão deve ser anunciada nos próximos dias.