Rio – Em conversa com O DIA, o delegado Willians Batista, titular da Delegacia de Combate às Drogas (DCOD), afirmou que o lança-rojão apreendido na comunidade da Caixa D’água, em Belford Roxo, era “comumente utilizado naquela região como forma de amedrontar moradores e também como intimidação para outras facções que tentassem tomar aquele território”. No armamento apreendido na manhã desta terça-feira, estão inscritos símbolos da facção criminosa Comando Vermelho e da “Tropa do Jogador”. 
“Nós temos uma investigação em andamento sobre essa região mas, hoje, especificamente, foi voltada para apreender esse material. Essa arma é um dispositivo utilizado por forças armadas do mundo inteiro. Ela é voltada principalmente contra veículos blindados, de guerra. Tem um potencial lesivo muito grande e, no caso específico dela, a gente está aguardando a nossa perícia e a chegada do exército para testar a capacidade”, disse Willians.

A ação é desdobramento de uma investigação que apura o tráfico de drogas na região e foi desencadeada a partir de informações de inteligência e trabalho de monitoramento. “Possui uma investigação aqui da Delegacia de combate às Drogas, que visa apurar o tráfico naquela região. Nós recebemos a informação sobre a presença desse armamento lá, tivemos a necessidade de utilizar um veículo blindado e, inclusive, teve um intenso confronto com utilização de granada por parte dos traficantes. Em determinado momento, nós apreendemos esse material, além de certa quantidade de droga e conseguimos a captura de um homem que estava com o mandado de prisão pendente”.
Segundo manual do Estado-maior do Exército, o AT-4 é um armamento que utiliza o porta-tiro como lançador, sendo descartável após o uso. “Por instrução técnica, ela é uma arma descartável. Após o primeiro emprego, ela não pode ser usada mais. No caso dessa que foi apreendida, além da capacidade de intimidação, o que a gente pode falar com relação a atividade técnica dela, é a necessidade da perícia e do apoio do exército para atestar qual é o atual cenário dela, com a atividade e capacidade”, finalizou.