Olá, amigos da IstoÉ. Aqui quem fala é o Caio Collet! Com este texto de hoje, voltamos oficialmente das férias e engrenamos em velocidade máxima para a temporada 2024. E já voltamos com boas novidades para começar o ano. Nesta temporada serei piloto reserva e de simulador da Nissan Formula E Team, uma das principais equipes da Fórmula E. Esta é uma categoria de monopostos elétricos, que reúne nada menos que sete das mais importantes montadoras do mundo.

A Fórmula E corre majoritariamente em circuitos de rua e ou em pistas adaptadas dentro de autódromos, com traçados mais travados por causa da necessidade de recuperação de energia. Muito diferente da Fórmula 3, onde eu corria até 2023, que usava as mesmas pistas da Fórmula 1, em sua maioria em circuitos permanentes.

A primeira jornada do meu trabalho com a Nissan na Fórmula E foi no último fim de semana (26 e 27 de janeiro) em Diriyah, perto da capital Riad, na Arábia Saudita. Já tinha acompanhado a equipe no México, na abertura da temporada 2024 e estou muito feliz em ter a oportunidade de trabalhar com uma montadora tão importante, uma marca globalmente respeitada. Além disso, é uma equipe com uma experiência sólida na Fórmula E, presente desde a primeira temporada, em 2014. Vai ser importante para minha carreira aprender em uma categoria tão diferente das que participei até agora.

Desde a primeira vez em que entrei no simulador, já deu para ver o quão peculiar é a Fórmula E em comparação a outras categorias. Os sistemas utilizados por ela são completamente diferentes, além do estilo de pilotagem necessário para maximizar o desempenho do carro. É um enorme desafio para mim, empolgante. Acredito que essa experiência vai me tornar um piloto mais completo e vai ajudar a impulsionar minha carreira.

Toda a equipe já me fez sentir bem-vindo e em casa, incluindo os pilotos Oliver Rowland e Sasha Fenestraz. Estou ansioso para desenvolver minha relação com eles. Neste fim de semana em Diriyah, pude ver o quanto eles são extremamente competitivos e profissionais, assim como todos na Fórmula E. Aprendi muito trabalhando com eles.

E os resultados já foram muito bons neste fim de semana. No sábado (26/01) , Oliver Rowland fez a pole position com uma volta espetacular na classificação e terminou no pódio, em terceiro, na corrida. Sasha Fenestraz também pontuou, terminando em sexto. Foi um bom trabalho de toda equipe Nissan Formula E Team. Meu foco está em me apresentar da melhor maneira possível e ajudar a equipe a maximizar os resultados este ano. Já começamos bem.