Judô Paraolímpico em pauta no episódio 114 do Podsport. Denis Rosa, Vinicíus Messias que hoje é um de seus Senseis, falaram sobre os desafios e principalmente sobre as conquistas do atleta de 43 anos:

“Com 9, 10 anos começou a aparecer a doença. Não me aceitava e escondia a doença. Conheci uma associação que amparava deficientes visuais, mas logo saí por que não me reconhecia deficiente visual. Escondia tanto que as pessoas achavam que eu era tímido, que eu não olhava para elas, mas eu não enxergava de fato elas”.

Vinicius conta como foi a chegada de Denis na Associação 9 de Julho em Guarulhos:

“O Denis chegou e eu não era Sensei, eu era atleta. O Denis treinava comigo. Ele foi pioneiro na Associação. Foi o 1º deficiente visual que acolhemos.”

Os convidados do Podsport ainda contaram sobre a rápida ascensão do atleta na modalidade:

“Haviam poucos praticantes, e na minha primeira competição eu já fui vice-campeão, o que me motivou a seguir querendo mais. Ainda conquistei uma medalha de Bronze nos Jogos Parapan-Americanos do Rio em 2007, um momento inesquecível da minha carreira”.

O Sensei do atleta explica o porque Denis ainda não participou de uma edição dos Jogos Paraolímpicos:

“O que dá a vaga para os jogos é o critério técnico, e não o ranking. O Denis está treinando com a seleção, assim como estava treinando no ciclo para Tóquio 2021. Mas a escolha da comissão técnica foi levar outro atleta.”

Denis segue com seu sonho de participar de uma edição dos Jogos, e vem trabalhando forte para isso, e enfrenta em Agosto os Jogos Mundiais da IBSA:

“Estou treinando e no processo da seleção. Vou lutar até o fim”.

Classificação das categorias do Judô paraolímpico, objetivos, dificuldades e como o atleta conquistou por mérito próprio a tão sonhada faixa preta você confere no episódio que já está no ar no canal do Youtube do Podsport!