No episódio #112 de Podsport, tivemos a honra de receber Luca Carvalho treinador da seleção brasileira de basquete 3×3.

O basquete 3×3 é uma variação do basquete tradicional jogado com times menores e regras diferentes. Ao contrário do basquete convencional, que é jogado com cinco jogadores em cada equipe, o basquete 3×3 é jogado com três jogadores em cada equipe, daí o nome “3×3”.

Nesse formato, as partidas são disputadas em meias quadras, com apenas uma cesta. As regras são simplificadas em comparação com o basquete tradicional, o que torna o jogo mais rápido e dinâmico. As partidas costumam durar 10 minutos ou até que uma das equipes alcance 21 pontos, vencendo por pelo menos dois pontos de diferença.

O basquete 3×3 teve popularidade em todo o mundo, especialmente desde que foi incluído como um esporte olímpico nos Jogos Olímpicos de Verão de 2020 em Tóquio. O jogo  rápido e a possibilidade de ser jogada em espaços menores tornam o basquete 3×3 uma opção para competições de rua. 

Segundo Luca, um dos responsáveis  pelo crescimento do basquete 3×3, a modalidade surgiu em 2007 quando a FIBA (Federação Internacional de Basquetebol) decidiu criar um produto “novo e estreou oficialmente em jogos internacionais em 2010, e desse tempo para hoje em dia as regras mudaram muito:

“A fiba pegou e falou que queria criar um produto novo, mas não criou nada, só pegou o 21 e mudou as regras” , disse uma das referências do esporte sobre o surgimento oficial da modalidade. 

A FIBA consegue saber sobre os jogadores de basquete 3×3 através de uma plataforma e Luca explicou sobre a funcionalidade dessa rede: 

“ Eles (FIBA) tem um controle muito legal do número de participantes porque é tudo online. Existe uma plataforma que era para ser de registro mas acabou se tornando uma rede social . Para você jogar um campeonato qualquer de 3×3 oficial, você precisa ter um perfil de atleta 3×3”

E essa tecnologia impacta na velocidade com que a modalidade chegou nas olimpíadas. 

Essas e outras curiosidades sobre o basquete 3×3 você encontra no episódio #112 completo de Podsport.