Considerado durante muito tempo uma modalidade de elite e de difícil acesso por conta dos altos custos para a prática, o tênis vem se popularizando e crescendo nas últimas décadas. Em Paris-2024, o esporte fará sua 17ª aparição nos Jogos Olímpicos. 

Disputado individualmente, em duplas e duplas mistas, o tênis chama a atenção por contar com grandes nomes do esporte no evento olímpico.

 + Paris-2024: conheça mais sobre a história do taekwondo nos Jogos Olímpicos
+ Paris-2024: entenda mais sobre o surfe, modalidade que o Brasil é favorito ao pódio


Em Olimpíada, as disputas são em melhores de 3 sets, ou seja, quem conquistar 2 sets primeiro, vence a partida. Para vencer um set, os atletas devem conquistar 6 games primeiro que os adversários, abrindo uma vantagem de 2 games. Caso a disputa empate em 6 a 6, é realizado um tiebreak.

Tênis nos Jogos Olímpicos

A história do tênis nos Jogos Olímpicos começa em 1896, na primeira Olimpíada moderna, em Atenas, mas apenas com disputas masculinas (individual e duplas). As mulheres estrearam nos Jogos seguintes, em Paris-1900.

O esporte permaneceu no circuito olímpico até os Jogos de Paris-1924. Depois, sofreu um grande hiato, ficando fora das edições de Amsterdã-1928 até Los Angeles-1984, retornando na Olimpíada de Seul-1988. 

Dessa maneira, até Tóquio-2020, apenas em 16 edições o esporte esteve presente.

Atualmente o cronograma olímpico prevê 5 eventos na modalidade: individual masculino e feminino, duplas masculinas e femininas e duplas mistas. Outros eventos, como os simples e duplas indoor também já fizeram parte das disputas.

O tipo de piso utilizado para o torneio varia, dependendo de quem sediará o evento. Nas últimas duas edições o campeonato foi disputado em quadra rápida, mas em Londres-2012 os torneios foram na grama.

No total, 230 medalhas já foram distribuídas, sendo 71 ouros, 72 pratas e 87 bronzes. Nos Jogos de 1896, 1900, 1904, 1908, 1988 e 1992 os perdedores das semifinais dividiram a medalha de bronze, explicando a diferença na quantidade de medalhas. A partir de 1996 o bronze passou a ser disputado.

Os Estados Unidos lideram o quadro geral de medalhas da modalidade, com 39, sendo 21 de ouro, 6 de prata e 12 de bronze. A Grã-Bretanha possui mais medalhas que os norte-americanos, 43 no total, mas fica atrás por ter 17 ouros, além de 14 pratas e 12 bronzes.

No masculino, o maior medalhista olímpico é o britânico Reginald Doherty, que conquistou 4 medalhas, 3 ouros (Paris-1900 e Londres-1908) e 1 bronze (Paris-1900).

Já no feminino as irmãs americanas Vênus e Serena Williams são as maiores campeãs. As irmãs conquistaram juntas o ouro em Sydney-2000, Pequim-2008 e Londres-2012, nas duplas. Vênus ainda conquistou o ouro individualmente em Sydney-2000 e a prata nas duplas na Rio-2016. Serena também conquistou o ouro individual em Londres-2012.

Tênis nos Jogos de Paris-2024

O tênis é uma das grandes atrações da próxima Olimpíada, pois pode marcar a última participação de grandes nomes do esporte, como Rafael Nadal e Novak Djokovic. 

Em Paris, as disputas acontecerão entre os dias 27 de julho a 4 de agosto. O palco do torneio será o complexo de Roland Garros, espaço que recebe um dos principais campeonatos do circuito (Grand Slam). O saibro é o piso das quadras que receberão os tenistas.

No total, 172 tenistas estarão presentes nas quadras francesas. Na disputa individual, 64 atletas de cada naipe participarão do torneio.

A classificação para Paris é baseada essencialmente no ranking mundial da ITF. Tenistas do para o país sede, convites para CONs, campeões olímpicos anteriores e de Grand Slam também podem disputar o torneio. 

Dessa maneira, grandes nomes do circuito, principalmente no individual, estarão presentes nas quadras de Paris.

No masculino, Andy Murray, Novak Djokovic e Rafael Nadal devem disputar sua última Olimpíada. Carlos Alcaraz e Jannik Sinner, as grandes promessas do esporte, são ótimas atrações.

No feminino, a número 1 do mundo, Iga Swiatek, é a grande favorita para a conquista do torneio individual. 

Brasil no tênis em Olimpíada

Apesar de ter grandes atletas na história do tênis, como Maria Esther Bueno e Gustavo Kuerten (Guga), o Brasil não tem grande destaque nos Jogos Olímpicos na modalidade.

A primeira medalha foi conquistada apenas na última Olimpíada, em Tóquio-2020. Nas duplas femininas, as brasileiras Laura Pigossi e Luisa Stefani fizeram história ao conquistarem a medalha de bronze virando a partida final de maneira heroica.

Para Paris-2024, não existe muita expectativa de medalhas para a delegação brasileira. Apesar de ter aumentado a presença de atletas nos principais torneios na modalidade, o Brasil ainda não conseguiu grandes resultados no circuito.

Na França o Brasil contará com 4 atletas no simples individual e duas duplas. Confiram quem são:

Simples

  • Thiago Monteiro
  • Thiago Wild
  • Beatriz Haddad Maia
  • Laura Pigossi

Duplas

  • Thiago Monteiro/Thiago Wild
  • Beatriz Haddad Maia/Luisa Stefani

Beatriz Haddad Maia é a atual 20º colocada do ranking individual feminino, melhor colocada entre os atletas brasileiros, e é a grande esperança do Brasil para a próxima Olimpíada.