Em uma disputa acirrada, o candidato oposicionista Marco Antônio La Porta foi eleito presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB) para o próximo quadriênio. Com 30 votos, ele superou o atual mandatário, Paulo Wanderley Teixeira, que tentava a reeleição. Teixeira somou 25 votos.

➡️ Saiba quem é Marco La Porta, que irá presidir o COB pelos próximos quatro anos

— Estamos muito satisfeitos, principalmente com o processo. Foi um processo democrático. Eu queria aproveitar e parabenizar o presidente Paulo Wanderley. Foi um processo muito tranquilo, muito sereno, bem democrático. E acho que a Assembleia realmente escolheu aquilo que ela achou ser o melhor para o Comitê Olímpico nesse momento —, comentou Marco La Porta ao final do pleito.
— A gente fez uma campanha muito propositiva, uma proposta de gestão mais moderna, uma melhora nos resultados esportivos. E a gente entende que a Assembleia entendeu esse projeto. Foi apertado, mas foi justo, porque a gestão do presidente Paulo Wanderley também era uma gestão muito boa. E a Assembleia reconheceu isso com essa votação apertada —, reconheceu o futuro presidente do comitê.

Com a vitória, La Porta presidirá o COB pelo próximo quadriênio, administrará um orçamento que supera os R$ 250 milhões anuais e terá como missão principal preparar o Time Brasil para os Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028.

Nesta quinta-feira, a votação começou pouco antes das 10h da manhã. Composto por 55 votantes, entre presidentes de confederações esportivas e representantes da Comissão de Atletas do COB e do Comitê Olímpico Internacional (COI), o colégio eleitoral teve quórum máximo.

O voto foi secreto, sendo que cada um dos votantes foi chamado nominalmente à urna. Além do voto para presidente do COB, eles escolheram os membros do Conselho de Administração — sete representantes de entidades esportivas e um membro independente.

Membros eleitos para o Conselho de Administração do COB

  • Felipe Tadeu Moreira Lima do Rêgo Barros (Handebol)
  • Radamés Lattari Filho (Voleibol)
  • Rafael Girotto (Canoagem)
  • Jodson Gomes Edington Junior (Tiro Esportivo)
  • Karl Anders Ivar Pettersson (Desportos na Neve)
  • Flavio Cabral Neves (Wrestling)
  • Flavio Padaratz (Surf)
  • Daniela Rodriguez de Castro (membro independente)