Nesta sexta-feira (16), a Eurocopa de 2024 se inicia. Depois de três anos, o torneio que reúne as 24 melhores seleções da Europa volta a acontecer, desta vez em solo fixo: a Alemanha receberá a competição em seus domínios após quase quatro décadas sem ser escolhida como país-sede.

➡️ Tudo sobre os maiores times e as grandes estrelas do futebol no mundo afora agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Futebol Internacional

Com toda a expectativa da competição, o Lance! preparou um guia com tudo o que nossos leitores precisa saber sobre a disputa. Onde assistir aos jogos, estádios, horários, grupos e todas as informações necessárias para você ficar por dentro da Euro.

PAÍS-SEDE
Depois de ser disputada em 11 cidades de países diferentes em 2021, como uma espécie de celebração dos 60 anos, a Eurocopa volta a ter casa em um só lugar. A Alemanha, que já havia sido sede em 1988 (em sua parte ocidental, já que ainda havia divisão), receberá a competição em dez cidades diferentes. Veja abaixo os estádios selecionados pela Uefa e suas capacidades:

Estádio Olímpico – Berlim (74.461)
️ Allianz Arena – Munique – (70.076)
️ Signal Iduna Park – Dortmund (65.849)
️ Veltins-Arena – Gelsenkirchen (54.740)
️ Stuttgart Arena – Stuttgart (54.697)
️ Volksparkstadion – Hamburgo (52.245)
️ Düsseldorf Arena – Dusseldorf (51.031)
️ Cologne Stadium – Colônia (49.827)
️ Frankfurt Arena – Frankfurt (48.387)
️ Leipzig Stadium – Leipzig (42.959)

➡️ Veja fotos de todos os estádios da Eurocopa

⏰ HORÁRIOS DOS JOGOS
As partidas da fase de grupos acontecerão em três horários diferentes: pelo relógio alemão, 15h, 18h e 21h. Pelo horário de Brasília, ajuste seu relógio para 10h, 13h e 16h, em jogos que antecedem as partidas da Copa América, que se iniciará no dia 20 de junho.

ONDE ASSISTIR
Para acompanhar os clássicos do futebol europeu de seleções, os telespectadores terão opções diferentes. Na TV aberta, a Globo transmitirá algumas das partidas mais relevantes da competição; na TV fechada, todas as partidas terão transmissões dos canais SporTV. Em streamings, a Globoplay comandará via aplicativo, enquanto o YouTube ficará por conta da CazéTV.

➡️ ANÁLISE: Quem são os favoritos para se classificar em cada grupo da Eurocopa?

GRUPOS DA EURO
Veja abaixo quais são as seis chaves da Eurocopa:

Grupo A: Alemanha, Escócia, Hungria e Suíça
Grupo B: Espanha, Croácia, Itália e Albânia
Grupo C: Eslovênia, Dinamarca, Sérvia e Inglaterra
Grupo D: Polônia, Holanda, Áustria e França
Grupo E: Bélgica, Eslováquia, Romênia e Ucrânia
Grupo F: Turquia, Geórgia, Portugal e República Tcheca

➡️ Vidente que usa aspargos para fazer previsões crava a seleção campeã da Eurocopa

✖️ MATA-MATA
Veja abaixo quais são os cruzamentos a partir das oitavas de final
1º B vs. 3º A/D/E/F
1º A vs. 2º C
1º F vs. 3º A/B/C
2º D vs. 2º E
1º E vs. 3º A/B/C/D
1º D vs. 2º F
1º C vs. 3º D/E/F
2º A vs. 2º B

A DECISÃO
A final da Eurocopa acontecerá no dia 14 de julho, prevista para às 16h (horário de Brasília). O local escolhido pela Uefa para sediar a decisão foi o Olímpico de Berlim, que receberá a decisão pela primeira vez. Em 1988, quem recebeu a final foi o Olímpico de Munique, que viu a Holanda bater a União Soviética por 2 a 0, com gols de Gullit e Van Basten, e erguer sua única taça oficial na história.