O episódio do Podsport com Giullia Penalber, atleta de Wrestling (mais conhecida como Luta Greco-Romana), que conta sua história inspiradora, em busca do sonho olímpico, não hesitou em mudar de esporte.

Giullia iniciou sua trajetória no Judô ainda na infância, alcançando a Universidade Gama Filho, equipe que contava com o medalhista Flavio Canto, referência na modalidade. O esporte de alto rendimento era parte do seu dia a dia, mesmo ela ainda sendo uma criança.

A então Judoca chegou no Wrestling por meio de amigos que começaram a praticar a modalidade e a convidaram:

“Estava um pouco triste com o judô, por terem mudado uma regra que me prejudicou bastante. Era meu principal golpe a catada de perna” diz a atleta se referindo a mudança de regra no judô que aconteceu em 2010. 

Prejudicial por um lado, mas bastante benéfico por outro, Giullia teve sua adaptação muito rápida no wrestling justamente por ter este golpe como um dos principais no seu “arsenal”, já que no wrestling este é um movimento permitido e até necessário.

Para se manter competindo em ambos os esportes, Giullia conciliava Judô e Wrestling, contando com o salário e bolsas do Judô para sustentar os treinos e competições. No entanto, o Wrestling gradualmente tomava conta de sua vida, culminando em 2014, quando chegou às quartas de final do Mundial de Wrestling Adulto, perdendo para a futura campeã do torneio.

Uma quase classificação para as Olimpíadas de Tóquio frustrou a atleta, mas não a desanimou. Com força e determinação, Giullia se preparou e, recentemente, carimbou seu passaporte para os Jogos Olímpicos, tornando-se a 10ª atleta brasileira de Wrestling a representar o país na competição!

Para conhecer a história completa dessa incrível atleta e saber como ela se prepara para o maior desafio de sua carreira, assista ao episódio do Podsport e inspire-se com a trajetória de Giullia Penalber!