A Associação Internacional de Surfe (ISA, em inglês), suspendeu o juiz Ben Lowe, nesta quinta-feira (1º) e assim, não irá mais julgar o desempenho dos surfistas nas Olimpíadas de Paris 2024. A decisão partiu após uma foto que virou polêmica onde o árbitro aparece ao lado de um dos surfistas que disputam a medalha em Teahup’o, Taiti, Ethan Ewing.

A postagem foi realizada na segunda-feira (29), onde Ben estava de folga devido às condições ruins do mar. O australiano Ethan, que pode cruzar o caminho de Gabriel Medina ou João Chianca, apareceu do lado do técnico Bede Durbidge e de Lowe.

➡️ Fique por dentro da Olimpíada! Siga o Lance! no Whatsapp acompanhe em tempo real as notícias

— Esses três meninos de Straddie (uma ilha na Austrália) fazendo seu trabalho nas Olimpíadas — dizia a legenda da foto publicada, que, atualmente, não está disponível.

➡️ Pedro Scooby levanta suspeita ao mostrar foto de juiz com possível rival de Medina nas Olimpíadas

Segundo a decisão da ISA, a entidade confirmou ser “inapropriado para um juiz interagir dessa forma com um atleta” e que removê-lo do quadro de julgamento das Olimpíadas “para proteger a integridade e a justiça da competição’.

— A ISA está ciente de uma foto circulando nas redes sociais em que um dos juízes de surfe das Olimpíadas, australiano, é visto interagindo socialmente com um atleta australiano e seu treinador.

É inapropriado para um juiz interagir dessa forma com um atleta e sua equipe.

Para proteger a integridade e a justiça da competição em andamento, e em acordo com o Código de Conduta da ISA e o Código de Ética do Comitê Olímpico Internacional, o Comitê Executivo da ISA decidiu remover o juiz do painel de julgamento da competição.

Essa decisão não está relacionada à performance do juiz nas Olimpíadas.

A ISA comunicou a todos os juízes e equipes para recordá-los das responsabilidades relacionadas a comportamentos inapropriado — diz a nota.

O australiano já havia sido alvo de protestos da CBSurfe (Confederação Brasileira de Surfe), que enviou em abril uma carta para ISA demonstrando a preocupação com a integridade do julgamento nas Olimpíadas.