O futsal costuma ser uma ótima base para crianças de todo o mundo. Muitas iniciam na quadra sua formação, e depois se expandem para outras esferas da bola redonda, ou buscam a profissionalização dentro do salão. Além disso, a modalidade é conhecida por ser democrática — a Copa do Mundo de Futsal é uma prova disso.

➡️ Bicampeão, Fininho lista potências da Copa do Mundo de Futsal

Mas há uma tendência no últimos anos que vem chamando a atenção do mundo. Países da Ásia vêm demonstrando força nas competições internacionais e crescendo em relevância dentro do esporte salonista.

➡️ Brazaquistão? Seleção do Cazaquistão na Copa do Mundo de Futsal possui três brasileiros

Entre as cinco seleções que representam o continente na Copa do Mundo de Futsal, quatro nunca jogaram o Mundial de futebol de campo: Uzbequistão (país-sede da atual edição), Cazaquistão, Tajiquistão e Afeganistão. Apenas o Irã, com investimentos nos anos recentes, alcançou a proeza.

O futsal na Ásia tem forte influência da antiga União Soviética. Por ser um país de temperaturas excessivamente baixas, alguns esportes não podem ser disputados ao ar livre. Por isso, a opção do salão coberto se tornou uma solução e se espalhou pelo local.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Com a dissolução da URSS, em 1991, a Rússia ficou como a nação que influenciava suas fronteiras, e o futebol de salão seguiu forte no local. Culturalmente, a prática foi adentrando os demais países, e ganhou popularidade mesmo em países de menor porte. Os russos, inclusive, chegaram à final do Mundial de 2016, perdendo a decisão para a Argentina.

— O futsal asiático está num ponto em que procura ser muito mais profissional do que era, depois de muitos anos de investimento em educação, em cursos e treinadores estrangeiros para trabalhar nas diferentes equipas e federações. Muitos países da Ásia fizeram, nos últimos 15/20 anos, um grande investimento para trazer bons treinadores e formadores. A AFC, por exemplo, contratou sempre treinadores europeus e americanos nos últimos anos para virem dar formação na Ásia – afirmou Pulpis, técnico de futsal com passagens pelo continente asiático, em entrevista ao “zerozero”.

A Copa do Mundo de Futsal de 2024 já está na fase de quartas de final. Em uma competição recheada de zebras, o Irã, que era um dos favoritos – e foi algoz do Brasil em 2016 -, caiu para o Marrocos. Dos oito sobreviventes, o Cazaquistão é o único representante asiático, e tem pela frente a dura missão de derrubar os argentinos, atuais bicampeões do mundo. Veja as datas e horários*:

  • Brasil x Marrocos: domingo, 29 de setembro, às 9h30
  • Ucrânia x Venezuela: domingo, 29 de setembro, às 12h
  • França x Paraguai: segunda-feira, 30 de setembro, às 9h30
  • Cazaquistão x Argentina: segunda-feira, 30 de setembro, às 12h

*horário de Brasília.