Você sabe como surgiram os Jogos Olímpicos modernos? Tudo começou com o barão Pierre de Coubertin. Ele era membro da aristocracia francesa e um apaixonado por esportes.

Em 1892, Coubertin propôs recriar os Jogos Olímpicos da Grécia antiga, esquecidos há mais de mil anos. A ideia foi inspirada por escavações arqueológicas feitas por alemães em Olímpia naquela época.

Em 1894, ele conseguiu fundar o Comitê Olímpico Internacional, o COI. A primeira sede do órgão foi na própria casa de Coubertin em Paris.

Em 1896, foi realizada a primeira edição dos Jogos Olímpicos da era moderna, em Atenas, na Grécia. Reuniu 241 atletas de 14 países que disputaram oito modalidades.

Hoje, o COI é tão grande que tem mais países-membros do que a ONU. Coubertin sempre viu o esporte como uma ferramenta importante de união entre os povos e de promoção da paz. E é por isso que, hoje, a medalha Pierre de Coubertin é a mais alta honraria de cunho humanitário-esportivo concedida pelo COI.

O ex-maratonista brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima é o único latino-americano que já recebeu a condecoração. Foi nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004.