12/09/2024 - 5:20
A classificação heroica à semifinal da Copa do Brasil pode modificar o planejamento do Corinthians nesta reta final de temporada. Apesar da comissão técnica deixar claro que a prioridade é evitar o descenso no Campeonato Brasileiro, a vitória na última quarta-feira (12) deixa a equipe a quatro partidas de uma vaga na Copa Libertadores.
➡️ Tudo sobre o Timão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Corinthians
Uma iminente participação na principal competição de clubes da América do Sul é um claro sinal da ascensão do Corinthians, que além de mostrar evolução em campo, reformulou o elenco nesta janela de transferências.
Ao todo, o Corinthians realizou nove contratações, com a maioria delas ganhando protagonismo no time titular. Caso do zagueiro André Ramalho, nome da classificação após marcar o gol decisivo nos acréscimos do confronto.
– Estamos no Corinthians. É o maior time do Brasil e precisamos brigar por tudo. A prioridade é o Brasileirão, mas quando você vai passando e o grupo vai ganhando confiança, precisa brigar por tudo – disse Emiliano Díaz, assistente de Ramón Díaz
A fala do auxiliar, embora comedida, deixa pistas da intenção da comissão técnica para o restante da temporada – e que vai ao encontro da expectativa criada pela torcida nos últimos dias, quando se iniciaram as negociações com Memphis Depay e André Carrillo: a de que o Corinthians volte a conquistar um título depois de cinco anos (o último foi o Paulistão de 2019).
Além da Copa do Brasil, outro título possível é a Copa Sul-Americana. O Timão está nas quartas de final e encara o Fortaleza, um dos líderes do Brasileirão, um indicativo da dificuldade que o clube enfrentará no torneio continental. Ainda assim, os jogadores parecem ter comprado a ideia da comissão técnica de que é possível ir além da luta contra o rebaixamento no Brasileirão.
– Desde o início, quando cheguei aqui, se falava muito dessa garra corintiana e acho que estou bem-adaptado. (…) Vamos seguir trabalhando para alcançar muito mais. (…) Agora é seguir trabalhando que tem muita coisa boa por vir – disse André Ramalho, o herói da classificação corintiana, após o jogo.
A classificação do Corinthians às semifinais da Copa do Brasil, com gol nos acréscimos e diante de todo o contexto do clube (dívidas, crise política e seca de títulos), seria marcante por si só. Com as falas da comissão técnica e dos jogadores, no entanto, a vitória diante do Juventude passa a representar a possibilidade real de uma conquista que lave a alma do torcedor que, nos últimos anos, foi mais sofredor do que gostaria.