Após o trauma do 8 de janeiro de 2023, a Esplanada dos Ministérios terá segurança reforçada para receber nesta quarta-feira, 7, uma manifestação convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. A estimativa é que seis mil pessoas compareçam à manifestação, que contará com carro de som.
As polícias do STF, da Câmara dos Deputados e do Senado convocarão mais policiais para atuarem durante o dia. A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal reforçará a proteção do local com o efetivo convencional e tropas especializadas, como choque e cavalaria.
Será feita uma contenção para delimitar a atuação dos manifestantes na Avenida JK, localizada na Vila Planalto, bairro a três quilômetros de distância do STF. A quantidade de profissionais de segurança atuando no local não foi revelada.
Em nota, o STF informou que as sessões de julgamentos previstos para a semana não foram alterados por conta da manifestação. “O tribunal está em diálogo com as instituições de segurança pública do Distrito Federal e, como de praxe quando há grandes manifestações, serão adotadas medidas de reforço nas instalações do prédio”, diz o texto.