Luciana Ribeiro, médica em dois hospitais e responsável por ajudar diversos pacientes infectados pela Covid-19, se espantou ao contrair o coronavírus pela segunda vez.
Em junho deste ano a médica foi surpreendida pelo vírus. Acreditando ser imune ao coronavírus pois já havia contraído a doença em março deste ano, ela testou positivo para a Covid-19 pela segunda vez. “Em junho ninguém dava crédito à reinfecção. Eu estava convencida de que teria imunidade celular, alguma proteção. Mas contraí de novo Covid-19, ainda que trabalhasse com EPIs. De início, eu mesma não acreditei”, disse Luciana.
Por ter suspeitado tarde demais da Covid-19, Luciana perdeu o período em que o RT-PCR detecta o vírus com mais eficácia. Porém, ela positivou no exame de anticorpos, com IgM, um marcador de infecção aguda, e de IgG, resposta específica. Em seguida, a médica viu que fizera anticorpos neutralizantes.
Para preocupação da médica, seus anticorpos estão mais uma vez diminuindo. “Cheguei a produzir anticorpos neutralizantes, mas eles estão caindo e temo ficar sem nenhum em breve. Ainda tenho esperança de ter alguma imunidade celular. Me protejo e espero não ter Covid-19 pela terceira vez. Mas é claro que tenho medo”, finalizou Luciana.