Pesquisadores da Universidade de Helsinque, na Finlândia, acreditam ter descoberto uma nova espécie de hírax nas colinas do Quênia, na África.

Os hírax são mamíferos pouco conhecidos cientificamente. Eles se parecem com porquinhos-da-índia, mas já se sabe que, na verdade, são parentes distantes dos elefantes. Os animais têm hábitos noturnos, vivem nas copas de árvores de florestas tropicais da África.

Os animais descobertos conseguem produzir sons acima de 100 decibéis e por bastante tempo, no mínimo 12 minutos consecutivos. “Os animais que cantam provavelmente são machos tentando atrair fêmeas que estejam dispostas a acasalar”, disse Hanna Rosti, pesquisadora da Universidade de Helsinque que passou três meses na floresta registrando esses sons.

Hanna ainda observou que alguns desses barulhos ainda não haviam sido descritos em estudos anteriores. As análises sugerem duas populações de espécies diferentes nas colinas: uma menor, muito semelhante à que vive no litoral do Quênia; e outra que ainda não foi associada a nenhuma espécie conhecida, e por isso acredita-se ser inédita.

“A taxonomia de muitos mamíferos noturnos permanece pouco conhecida, e muitas populações ainda não foram estudadas”, observou o cientista Henry Pihlström, que foi o responsável por revisar o material da literatura científica relacionado a essa espécie enigmática.