O caso de Bruna França Sobral, de 38 anos, chamou atenção após a cuidadora de idosos ficar com o glúteo esquerdo deformado devido a uma injeção dada em um pronto-socorro de Santos, no litoral de São Paulo. O caso aconteceu em janeiro. 

Ao g1, de onde são as informações, profissionais de saúde explicaram as possíveis causas do acontecimento. Segundo o neurocirurgião João Luís Cabral Júnior, “essa infecção pode ter sido secundária a um medicamento mal aplicado na região inadequada”.

O especialista destaca que o caso foi uma intercorrência da aplicação intramuscular. Com base nos exames e relatos da paciente, ele aponta que a medicação mal aplicada pode ter resultado em uma irritação na pele na parte muscular, o que pode ter desencadeado em abscesso. 

Outra possibilidade é a criação de um hematoma que, mesmo fechado, pode gerar infecção, que ocasiona uma lesão muscular e pode evoluir para uma lesão na pele. No entanto, ele ressalta ser necessário uma avaliação pessoal para um diagnóstico mais preciso.

O infectologista Evaldo Stanislau concorda que a infecção pode ter sido consequência da técnica de aplicação do medicamento injetável. Além disso, acrescenta a hipótese de uma contaminação no momento da aplicação por técnica inadequada. Conforme o especialista, as infecções devem ser tratadas com cuidados locais de higiene e medidas anti-inflamatórias.