Saúde da mulher

Especialistas esclarecem dúvidas sobre o corpo feminino na hora do sexo

Crédito: Freepik

Sexo ainda é tabu e, consequentemente, cria certas barreiras entre algumas mulheres, que deixam de falar sobre o assunto e conhecer seu próprio corpo. O autoconhecimento é essencial para esse e outros aspectos, por isso, o jornal “The Sun” reuniu alguns especialistas para esclarecerem as principais questões sobre o assunto; veja.

+ Orgasmo intenso: especialista ensina 3 técnicas para chegar lá

+ Como a pandemia impacta as relações sexuais

Aparência da vagina

Assim como todo o corpo, a aparência da região íntima também é única, ou seja, difere entre as mulheres. Kate Moyle, especialista em sexo e relacionamento explica: “A vagina é o canal interno do colo do útero até a vulva. A vulva são os órgãos genitais externos femininos e, como tudo em nós, são diferentes e únicos”.

Xixi durante o sexo

Com exceção de pessoas com prazer na urina do parceiro(a), fetiche chamado urofilia, o escape de xixi na relação sexual é considerado constrangedor para a maioria, mas não é incomum de acontecer. Normalmente, essa condição é confundida com o squirting — ejaculação feminina — e pode ser consequência da incontinência urinária de esforço.

“A sensação de querer fazer xixi pode ser comum durante o sexo ou a masturbação, pois a relação sexual pode exercer pressão sobre a bexiga e a uretra. Durante o orgasmo, algumas mulheres ejaculam, o que pode parecer como se estivessem urinando. No entanto, se você urinar de forma incontrolável, isso é chamado incontinência urinária de esforço, geralmente causada por músculos enfraquecidos do assoalho pélvico”, esclarece a médica Sarah Welsh.

Assim como qualquer outro problema relacionado à saúde, esse também merece a busca de um especialista. Nesse caso, procure por um ginecologista e um fisioterapeuta do assoalho pélvico, pois eles poderão te ajudar a lidar com a situação e até mesmo solucionar essa condição.

Passar a infecção de urina para o(a) parceiro(a)

Embora a infecção do trato urinário (ITU) não seja uma doença sexualmente transmissível (DST), é possível transmiti-la durante a relação sexual.

“A ITU ocorre quando uma bactéria indesejada entra no trato urinário e vai para a bexiga. Se não for tratada, pode chegar aos rins, e isso pode ser muito sério. As mulheres têm uma uretra mais curta do que os homens, então as bactérias não precisam viajar muito para chegar à bexiga”, alerta Naomi Beinart, nutricionista médica.

Dor durante o sexo

Sexo doloroso não deve ser normalizado. É sinal de alerta. “Um círculo vicioso pode se desenvolver, tornando a dor pior e o desejo de intimidade e sexo cada vez menor. Pare quando estiver dolorido”, reforça Jacqueline Van de Bilt, conselheira de cuidados de saúde mental.

Dor durante a relação sexual pode ser falta de lubrificação, menopausa, vaginismo ou até câncer do colo do útero. Portanto, ao ter esse sintoma, procure um ginecologista quanto antes.

Engravidar ao se sentar no vaso sanitário

Se sentar no vaso sanitário não pode te fazer engravidar. “Imagine que o esperma ainda está no assento e você se senta nele. Então, suas nádegas se sentam nesse espermatozoide e ele não chega à sua abertura vaginal. Mesmo se isso fosse possível, as células do esperma no sêmen no vaso sanitário ou em suas pernas não viveriam o suficiente para compor o canal vaginal. Então, não, você definitivamente não pode engravidar dessa forma”, diz Jacqueline.


Saiba mais
+ Morre a atriz Noemi Gerbelli, a diretora Olívia da novela 'Carrossel', aos 68 anos
+ Modelo brasileiro se casa com nove mulheres e vira notícia internacional
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Receita simples e rápida de asinhas de frango com molho picante
+ Conheça o suco que aumenta a longevidade e reduz o colesterol
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Vídeo de jacaré surfando em Floripa viraliza na internet
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais