Saúde da mulher

Especialistas desvendam os significados dos sonhos eróticos

Crédito: Pexels

Mesmo estando presentes no cotidiano de muitas pessoas, os sonhos eróticos podem causar estranheza. Isso porque nem sempre eles acontecem em um ambiente convencional e/ou com um(a) parceiro(a) esperado(a), o que levanta muitas hipóteses e pode proporcionar, inclusive, sentimentos negativos.

+ Sonhando que está grávida? Saiba o que isso quer dizer


+ Os melhores horários em que a masturbação pode contribuir para sua saúde

Assim como todos os sonhos, os eróticos possuem um significado — muitas vezes, além do prazer — que deve ser desvendado com um pouco de trabalho e autoanálise. “Cada sonho vem com um ‘significado pessoal e inconsciente’ que reflete suas experiências específicas”, diz o especialista em sonhos Rubin Naiman à “Women’s Health”, de onde são as informações.

A professora de psicologia Deirdre Barrett aconselha: “Para interpretar seus sonhos, você precisa pensar o que todos os elementos — pessoas, lugares, coisas — simbolizam para você”. Um sonho erótico nem sempre é sobre sexo, e ela avisa que, frequentemente, você pode se deparar com metáforas. A seguir, confira os possíveis significados de alguns sonhos eróticos frequentes.

Sonho erótico com seu(ua) ex

Apesar de ser contraintuitivo, um sonho erótico com um amor do passado pode significar o fechamento de um ciclo. “Sonhar é curar”, declara Rubin. “É como um processo digestivo: pegar experiências dolorosas, como um término, e ‘destrinchá-las’ para obter compreensão.”

Dependendo de suas experiências com esse(a) ex, o sonho pode ser sobre qualidades que você gostaria de ver mais em si mesma. Parceiros românticos, de alguma forma, destacam aspectos das personalidades de quem se envolve. Seu(ua) ex fazia você se sentir mais divertida, mas agora você está mais cautelosa e com responsabilidades reais? O sonho pode ser um empurrão para reencontrar essa parte de você.

Sonho erótico com um chefe ou colega de trabalho

A dinâmica do poder difere em um sonho com um colega e um chefe — mas a parte boa é que você não precisa se preocupar com o RH em nenhuma das situações. Embora você possa ter uma atração secreta pela pessoa com quem passa horas trabalhando junto, é provável que você admire as ideias dela, segundo Deirdre. 

Quanto ao seu(ua) chefe, você pode ser atraída pelo poder dele(a) e querer trazer mais confiança à sua vida profissional, acrescenta Naiman. 

Sonho erótico com um(a) amigo(a)

Isso não significa que você necessariamente sinta atração sexual por essa pessoa, mas “pode ser a primeira vez que o impulso é registrado conscientemente em você”, pontua Deirdre. Se você sabe que quer manter as coisas platônicas, questione-se: Como é esse(a) amigo(a)? O que você mais gosta nele(a)? Listar suas características pode te ajudar a desbloquear o desejo de imitar seus hábitos, afirma ela.

Pense também em como foi o sexo. Foi íntimo e reconfortante? Você pode estar desejando essa intimidade com alguém que você se sinta próxima.

Sonho erótico em um lugar estranho

O sonho foi com uma pessoa esperada — seu(ua) parceiro(a) ou a pessoa pela qual você está interessada —, mas em um lugar onde você nunca esteve antes, como outro país ou o espaço sideral; ou em um lugar incomum para sexo, como uma loja ou no meio da rua. 

Novamente, o significado depende de você e de suas associações com o referido local (mesmo que você nunca tenha estado lá na vida real). Se você está em Paris, a capital do romance, por exemplo, é possível que esteja desejando algo especial de seu(ua) parceiro(a) — a menos que você estivesse vagando perdida e incapaz de falar o idioma. Existe algo que você não pode falar com seu amor? —. Um local absurdo, como a lua, pode sinalizar que as coisas estão entediantes e está na hora de inovar no relacionamento.