Assim como a derrota de Gabriel Medina na última segunda-feira, a queda da judoca Maria Portela nesta terça rendeu uma chuva de críticas por conta da arbitragem. A brasileira foi eliminada na categoria até 70kg após receber três punições por falta de combatividade contra a atleta do Comitê Olímpico Russo, Medina Taimazova. Nas redes sociais, alguns ex-judocas reclamaram da luta.

+ Marcus D’Almeida avança às oitavas do tiro com arco e faz história na Olimpíada

+ Boxe: brasileiro Keno Marley vai às quartas da categoria meio-pesado

+ Em luta polêmica, Maria Portela perde para russa e é eliminada em Tóquio

Antes de ser eliminada pelas punições, a brasileira já havia aplicado um golpe na adversária, que segundo os ex-atletas, deveria ser considerado um wazari. Se fosse contabilizado, Portela ganharia porque o golpe foi dado durante o Golden Score, onde qualquer ponto vence a partida.

– Nunca gostei de falar da arbitragem, mas meu Deus o que foi essa luta? Wazari não marcado e uma punição muito injusta – escreveu João Derly, que teve discurso corroborado por Flávio Canto: – Não darem o wazari para a Portela.. Para que serve o VAR? Francamente. Lamentável – desabafou. Veja outros ex-judocas que se manifestaram sobre a luta:


Luciano Corrêa
– Uma vida dedicada ao sonho olímpico, e o árbitro após 10 minutos de Golden score definir a luta dessa forma. Deixa os atletas decidirem. Sem contar o Wazari que foi nítido antes. Força Maria Portela, você é nossa vencedora.

Tiago Camilo
– A brasileira claramente prejudicada nessa luta. Tanto nesse golpe não pontuado quanto na decisão do golden score. Nessa última punição que ela tomou.

Alex Pombo (Atleta)
– Esse árbitro já acabou com o meu sonho nos jogos Pan-Americanos de Toronto trocando o shido faltando segundos pra acabar a luta agora nos jogos olímpico fazer uma coisa dessa acabar com o sonho de um atleta.