Especialista explica riscos após dias sem higiene no quarto branco do ‘BBB26’

Com mais de 80 horas na dinâmica, participante Chaiany apresenta coceira na pele

Divulgação/Reprodução TV Globo.
Chaiany, participante do quarto branco do 'BBB26'. Foto: Divulgação/Reprodução TV Globo.

No “BBB26” (TV Globo), Chaiany, que disputa uma vaga na casa mais vigiada do Brasil, enfrenta um desafio extremo no temido quarto branco. Confinada há mais de três dias sem tomar banho, a participante começou a relatar coceira na pele, chamando a atenção do público para os impactos da falta de higiene diária em um ambiente fechado e de alta convivência, como o do reality show.

Outros competidores permanecem no quarto branco: Lívia, Ricardinho, Matheus, Gabriela, Rafaella e Leandro. O grupo já soma mais de 80 horas no confinamento, submetido a uma dinâmica que restringe cuidados básicos e intensifica o desgaste físico e emocional dos participantes.

+No ‘BBB5’, participante deixou reality após emergência médica; relembre
+Henri Castelli recebe alta de hospital após crises convulsivas e deixar ‘BBB 26’

Mesmo demonstrando resistência e sem sinalizarem desistência da dinâmica, a situação levanta o alerta sobre os efeitos do acúmulo de suor e oleosidade no organismo. A *Dra. Ana Carolina Sumam, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, alerta que a ausência de higiene regular pode desencadear uma série de reações cutâneas. “O acúmulo de suor, oleosidade e micro-organismos favorece irritações, inflamações e até infecções na pele, além de sintomas como coceira, ardor e desconforto”, explica.

A médica alerta, ainda, que o ambiente quente e úmido criado pela falta de higiene é propício para a proliferação de fungos e bactérias, o que pode levar ao surgimento de infecções como micoses, foliculite e intertrigo, além de quadros de dermatite irritativa ou de contato. Esses problemas tendem a se manifestar de forma mais intensa em regiões de dobra e maior transpiração, como axilas, virilha, região íntima, pés, entre os dedos, atrás das orelhas e abaixo das mamas. O couro cabeludo também pode ser afetado, apresentando aumento de oleosidade, coceira e descamação.

Embora não exista um número exato de dias sem banho que determine o início de riscos à saúde da pele, a dermatologista ressalta que, após alguns dias sem higiene adequada, especialmente em ambientes quentes ou úmidos, o risco de irritações, mau odor e infecções cutâneas aumenta de forma significativa. Por isso, ela reforça que a higiene regular é fundamental para preservar a saúde da pele e evitar desconfortos que vão além da aparência, impactando diretamente o bem-estar.

Referências Bibliográficas

*Dra. Ana Carolina Sumam CRM: 720305RJ - RQE 25138 é médica formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com residência em Dermatologia pela mesma instituição, residência em Cirurgia Dermatológica pelo Hospital Geral de Bonsucesso, na cidade do Rio de Janeiro, e possui o título de Especialista em Dermatologia concedido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. É membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e da Academia Americana de Dermatologia.