A edição do News 19 Horas, da Record News, foi interrompida por um vídeo com “mensagens enigmáticas” na noite de terça-feira, 29, durante a exibição no canal oficial da emissora no YouTube.
A falha afetou apenas a transmissão online — tanto o sinal da TV aberta quanto o da TV por assinatura seguiram normalmente.
Enquanto a emissora noticiava um ataque ocorrido em Nova York, a programação foi abruptamente cortada, dando lugar a um vídeo semelhante ao chamado Wyoming Incident ou 333-333-333, conhecido entre fãs do gênero “analog horror”, que simula o visual de antigas fitas VHS para criar uma estética perturbadora.
Na tela, surgiram frases em inglês como: “We present a special presentation” (“Apresentamos uma apresentação especial”), “You will see such pretty things” (“Você verá coisas tão bonitas”), “Why do you hate?” (“Por que você odeia?”), “You are ill” (“Você está doente”), “We just want to fix you” (“Só queremos consertá-lo”) e “What hides in your mind?” (“O que se esconde em sua mente?”).
Em nota oficial, a Record afirmou: “A Record News identificou uma falha na transmissão pelo YouTube durante o News 19 desta terça-feira. Nossa equipe de Tecnologia da Informação está apurando a causa do incidente, e também estamos em contato com o YouTube para entender o que ocorreu”. A emissora reforçou ainda que “a interrupção aconteceu apenas na transmissão via YouTube, sem impactos no sinal da TV aberta ou da TV por assinatura”.
Ver esta publicação no Instagram
Repercussão nas redes sociais
Rapidamente, a cena viralizou nas redes sociais. No X, que antes era conhecido como Twitter, usuários começaram a comentar que o vídeo exibido seria o famoso “The Wyoming Incident”, um fenômeno da internet de 2006 ligado às chamadas “creepypastas” — histórias assustadoras ilustradas por imagens ou vídeos.
Essa creepypasta específica conta sobre um suposto ataque hacker a um canal de TV, em que o invasor teria transmitido um vídeo capaz de provocar terror e confusão em grande escala, devido às suas imagens perturbadoras e sons com frequências incomuns.
Mesmo sendo uma obra de ficção, o conteúdo despertou medo entre quem o assistiu.
Record News tem sinal invadido com vídeo de mensagem estranha…
No canal da emissora no YT o trecho da invasão tbm foi transmitido. 🤔🤔🤔🤔 pic.twitter.com/l2F4sl8v9C
— Juliana Ayres ن ❣ (@julianaayres) July 30, 2025
To com medo da invasão da record News pic.twitter.com/9utIilqQRG
— 𝑩𝒐𝒐≮🦋 (@taeonguk) July 30, 2025
É tsunami é terremoto é a Record News sendo invadida
Eu assim: pic.twitter.com/8BtyWONPNE
— Gustavo Henrique 🇧🇷🇬🇧 (@eaegusttax) July 30, 2025
PERAI É VERDADE ISSO???
METERAM O WYOMING INCIDENT NA RECORD NEWS???
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK https://t.co/8giWIr18Bq
— marivaldinha (@marivaldinha) July 30, 2025
Sobre a invasão da Record News, o canal do YouTube Fábrica de Noobs já tinha feito um vídeo sobre isso há 7 anos. Vale a pena conferir! pic.twitter.com/xafuX0oKz1
— Bucetossauro (@Bucetossauro_) July 30, 2025
O que é o Wyoming Incident?
O vídeo exibido durante a interrupção da transmissão da Record é bastante conhecido entre fãs de terror e das chamadas creepypastas — histórias assustadoras que circulam pela internet. Popularmente chamado de “Wyoming Incident” ou “333-333-333”, ele é cercado por teorias e mistérios.
A sequência numérica faz referência a um “número de anjo”, termo associado a significados espirituais em crenças esotéricas. De acordo com a lenda, a gravação teria sido transmitida pela primeira vez em um canal de televisão local no estado de Nebraska, nos Estados Unidos.
Além das mensagens enigmáticas, alguns usuários afirmaram ter sentido desconfortos físicos ou sensações estranhas ao assistirem ao vídeo. Essas reações seriam causadas pela frequência sonora da transmissão, segundo o site Creepypasta Wiki.
Apesar da atmosfera sinistra que envolve o caso, o chamado Wyoming Incident não passa de uma farsa. Especula-se que o vídeo tenha sido inspirado em um caso real de interrupção de sinal televisivo: o famoso incidente de Chicago envolvendo o personagem Max Headroom, ocorrido em novembro de 1987.
Como se proteger de ataques hackers após interrupção em transmissão ao vivo?
Para o advogado especialista em Direito Digital e Crimes Cibernéticos, Amaury Andrade, casos como esse mostram a importância de adotar medidas simples, mas eficazes, para proteger contas e dados na internet. “A maior parte dos ataques acontece por brechas básicas que o próprio usuário pode evitar”, explica à reportagem da IstoÉ Gente.
A principal recomendação, segundo o especialista, é ativar a verificação em duas etapas — um recurso que adiciona uma camada extra de segurança ao exigir um código, além da senha, para o acesso. “Essa é, sem dúvida, a medida mais importante e que pode barrar muitos ataques logo no início”, afirma.
Amaury também orienta o uso de senhas fortes e únicas, com pelo menos 12 caracteres e combinação de letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos. O monitoramento de dispositivos conectados às contas e o cuidado com e-mails e links suspeitos (método conhecido como phishing) também são fundamentais.
“Outra armadilha comum são extensões e programas desconhecidos instalados no computador. Muitos deles escondem softwares maliciosos que permitem que criminosos acessem sua conta à distância”, alerta.
Entre as recomendações está ainda a ativação dos alertas de segurança do Google — especialmente útil para quem utiliza plataformas como o YouTube — e a realização de backups regulares dos dados.
As orientações valem para todos os usuários, mas são especialmente importantes para empresas, influenciadores digitais e criadores de conteúdo que dependem da internet para trabalhar.