Provavelmente, você já teve contato com algum vídeo do TED em algum momento, não é mesmo? TED é uma organização sem fins lucrativos com o objetivo de compartilhar ideias por meio das talks, ou, conversas. As talks são um modelo de palestras mais curtas (de até 18 minutos) e eficazes para chamar a atenção para um único tópico. Apesar de abranger alguns assuntos como política, políticas públicas, educação, comunicação, saúde, entre outros, TED significa Tecnologia, Entretenimento e Design. Esses foram os assuntos centrais da primeira conferência, que aconteceu nos Estados Unidos em 1984, e que carrega o nome até hoje.
Atualmente, as conferências podem ser organizadas a nível regional para reunir profissionais, empresários, entusiastas e idealizadores. O palestrante compartilha suas ideias e expõe algo completamente novo para engajar seu público. E foi isso que o professor e especialista em neurociência Flávio Maneira fez com sua palestra “Conhecimento que transforma”.
Flávio conta como foi o convite para essa conferência reconhecida em todo mundo. “A organização TEDX entrou em contato e convidou para participar da seletiva de palestrantes, para isso eu tive que enviar o tema da palestra, resumo dela e um vídeo de dois minutos falando sobre a ideia. Após algumas semanas recebi a resposta da que fui aprovado para palestrar nesse TEDx”, revela.
Minutos para o conhecimento
Na palestra de 12 minutos, Flávio começa contando história de um adolescente que trabalhava como frentista de um posto de gasolina e foi abordado por um senhor. Parecia um dia comum, mas as coisas que aquele pacato senhor estava prestes a contar, mudariam a vida do jovem para sempre.
“Era uma manhã, ele tinha chegado mais cedo e estava realizando as atividades de frentista quando aquele senhor que ia sempre comprar pão neste horário, parou e perguntou a ele se podia dar alguns conselhos. Ele disse que sim e então ele começou: ‘Sua vida será determinada pelo seu conhecimento, leia e estude o máximo que puder e o principal: coloque-o em prática! Não basta saber a receita do bolo, tem que saber fazer o bolo, compartilhe com o máximo de pessoas que puder, seja gentil e humilde com elas, faça isso e sua vida será extraordinária'”, relata.
Ao decorrer do vídeo, Flávio explica que nosso cérebro aprende fazendo, errando e repetindo. “É assim que o processo de aquisição, consolidação e aplicação do conhecimento é formado. Depende da gente, mas em especial do ‘ambiente’. É um processo doloroso, que exige muito sacrifício, mas que é igualmente recompensador. O conhecimento transforma nosso cérebro portanto ele nos transforma, afinal, nós somos o nosso cérebro não é mesmo?”, reflete.
A palestra na íntegra pode ser assistida no canal oficial do TEDx no YouTube. Assista