Especialista em gestão financeira, Liliane Bernardo fala sobre cuidados na hora de iniciar um negócio

Divulgação
Foto: Divulgação

Muitas empresas vão à falência por diversos motivos. Mas o mais comum deles é não saber administrar corretamente a saúde financeira da empresa, causando problemas que vão se acumulando como dívidas, impostos atrasados e tudo vira uma bola de neve até a falência total.

Por isso, que a especialista em gestão financeira Liliane Bernardo diz que antes de abrir um negócio e iniciar suas atividades é necessário já ter no plano de negócio um departamento financeiro muito bem detalhado e organizado.

“É fundamental para que uma empresa seja saudável ter um financeiro técnico e responsável para que se tenha longevidade daquela operação”, afirma a especialista.

É graças a atuação direta do departamento financeiro que é possível a adimplência com prestadores, funcionários e fornecedores, mantendo assim a saúde do negócio em dia.

“O administrador financeiro tem um papel fundamental em um negócio. Ele já deve estar planejado desde o início, lá no plano de negócio, quem será o responsável pelo dinheiro da empresa. E além disso, se precaver de ter um custo operacional de no mínimo 12 meses para o negócio dar certo”, finaliza.