Saúde da mulher

Especialista destaca como os olhos podem ‘denunciar’ os sinais de diabetes

Crédito: Freepik

O diabetes é uma das doenças mais incidentes em todo o mundo, e pode acometer, principalmente, pessoas com sobrepeso ou obesidade, histórico familiar, portadoras de doença cardiovascular, hipertensão e outros fatores relacionados à saúde. Quanto antes diagnosticada, menores são suas consequências e mais eficaz pode ser o tratamento, por isso é importante se atentar aos sinais dessa condição.

+ Dia Mundial do Diabetes: 5 mitos sobre a doença


+ Dia Mundial do Diabetes: tudo sobre a doença e motivos pelos quais as mulheres são as mais afetadas

O diabetes pode ou não apresentar sintomas, e quando isso acontece os mais comuns são excesso de sede, urina em demasia, fome aumentada e perda de peso em qualquer idade. Segundo o optometrista Shane Kannarr, os olhos também podem “denunciar” a presença da doença, pois são afetados pelo açúcar elevado no sangue. As informações são do “The Sun”.

Existem quatro sinais na visão precisam de atenção — e quando notados é essencial consultar um médico, antes que os danos sejam irreversíveis —, são eles: visão turva ou distorcida, manchas escuras (flutuadores), flashes de luz e “buracos” na visão. Além desses sintomas, o diabetes pode alterar o formato ocular e, se não for tratado corretamente, pode desencadear em problemas como catarata, glaucoma e retinopatia.

“Se você tem açúcar elevado no sangue, a glicose permanece em sua corrente sanguínea em vez de atingir suas células. Esse processo pode levar à perda de visão e, em casos mais graves, à cegueira”, alerta o especialista.

Kannarr reforça que existem outros sinais precoces de diabetes que precisam de atenção, como dores de cabeça, dores nos olhos, olhos lacrimejantes e halos [auréolas] ao redor das luzes. “Se você está sofrendo de um ou mais desses sinais de alerta, é melhor verificar com seu oftalmologista para detectar quaisquer problemas precocemente e começar o tratamento quanto antes”, recomenda.

Apesar de fazer parte da lista de sintomas sugestivos, a maioria dos pacientes com diabetes não apresentam esses problemas. Os mais comuns relacionados aos olhos são: visão turva ou ondulada, ou manchas de visão perdida — o que pode parecer “inofensivo” e fazer com que as pessoas não percebam a gravidade da condição.