A Espanha se classificou para a Eurocopa de 2024 neste domingo (15), ao vencer a Noruega por 1 a 0 em Oslo, resultado que beneficiou a Escócia, que garantiu a segunda vaga do Grupo A das Eliminatórias, em rodada que também teve a Turquia classificada no Grupo D.

No primeiro tempo, a ‘Roja’ chegou balançar a rede quando Álvaro Morata aproveitou bola desviada pelo zagueiro Strandberg ao tentar cortar um cruzamento, mas o gol foi anulado após revisão do VAR (20′).

O gol da vitória espanhola só saiu pouco depois do intervalo, pelos pés de Gavi (49′), que marcou após uma série de rebotes dentro da área.

– Haaland não encontra caminho do gol –

A vantagem deu tranquilidade à Espanha, que tentou manter a posse de bola, enquanto a Noruega, sem nada a perder, partiu para cima em busca do empate.

Mas o time do técnico Luis de la Fuente só levou sustos nas poucas oportunidades em que os noruegueses conseguiram acionar o artilheiro Erling Haaland e se segurou para conseguir a vitória e a vaga na Euro.

“Estou muito feliz pelo resultado da equipe. Acho que fomos muito bem hoje e no final colhemos os frutos”, disse Gavi em entrevista após a partida.

Haaland, que fez dois na goleada sobre o Chipre por 4 a 0, acabou passando em branco e não conseguiu impedir a derrota da seleção norueguesa, que já tinha ficado de fora da Copa do Mundo de 2022 e agora terá que lutar na repescagem da Liga das Nações para conseguir ir à Euro do ano que vem.

– Croácia se complica –

O Grupo D, a Turquia garantiu sua classificação ao golear a Letônia por 4 a 0.

Yunus Akgun (58′) abriu o placar no segundo tempo, antes de Cenk Tosun (83′ e 90’+2) e Kerem Akturkoglu (87′) selarem a vitória turca.

A surpresa da rodada aconteceu no País de Gales, que derrotou a Croácia por 2 a 1, com dois gols de Harry Wilson (47′ e 60′).

Com este resultado, ambas as equipes ficam empatadas com 10 pontos, mas os galeses conseguem a vantagem no confronto direto com os croatas, depois do empate em 1 a 1 no jogo de ida.

No Grupo I, a Suíça começou o dia como líder e tudo levava a crer em mais uma vitória tranquila sobre Belarus, depois da goleada por 5 a 0 na primeira rodada das Eliminatórias, em março.

Os suíços abriram o placar com Xerdan Shaqiri (28′), mas os bielorrussos calaram os 17 mil espectadores no estádio Kybunpark, em St.Gallen, chegando à virada com Maks Ebong (61′), Denis Polyakov (69′) e Dmitri Antilevski (84′).

A reação veio nos minutos finals, com o zagueiro Manuel Akanji (89′) diminuindo e Zeki Amdouni (90′) empatando no apagar das luzes.

O resultado deixa a Suíça na segunda posição da chave com 15 pontos. A líder é a Romênia (16 pontos), que goleou a lanterna Andorra por 4 a 0.

Outro grupo embolado é o E, liderado pela Albânia (13 pontos) e com a República Tcheca em segundo (11 pontos) após a vitória por 1 a 0 sobre Ilhas Faroé.

Terceira colocada, a Polônia (10 pontos), sem Robert Lewandowski, não passou de um empate em 1 a 1 com a Moldávia (4ª, 9 pontos).

Com apenas mais um jogo a disputar, a seleção polonesa tem a obrigação de vencer a República Tcheca em novembro para manter suas chances de classificação.

bur-dam/mcd/cb