A tricampeã europeia Espanha não conseguiu passar de um empate em 0 a 0 com a Suécia nesta segunda-feira em sua estreia na Eurocopa, apesar de dominar os nórdicos no estádio La Cartuja, em Sevilha.

O empate sem gols deixa a ‘Roja’ na segunda colocação do Grupo E empatada com os suecos e atrás da surpreendente líder Eslováquia, que mais cedo derrotou a Polônia do astro Robert Lewandowski por 2 a 1.

“Fomos superiores a um rival que decidiu fechar atrás, controlamos o jogo, tentando dominar um adversário muito forte fisicamente. O que falhou? Não concretizamos todas as chances que tivemos”, disse o técnico espanhol Luis Enrique na coletiva de imprensa, após o jogo.

Já o treinador da Suécia Janne Andersson se mostrou satisfeito: “Poderíamos ter perdido o jogo, mas também poderíamos ter vencido. Para um jogo fora de casa na Espanha, acho que foi uma exibição fantástica. Considerando o adversário, esse ponto é muito importante. Depois veremos os outros jogos, mas empatar este primeiro jogo é um começo muito bom para nós”.

Tanto Suécia quanto Espanha foram muito claras sobre os seus respectivos planos desde o início do jogo, disputado em uma noite quente de Sevilha diante de 12.517 espectadores, número total de ingressos vendidos para esta partida.

A ‘Roja’ assumiu a posse de bola e do jogo contra os suecos, que esperavam em seu campo para tentar surpreender no contra-ataque e com bolas em profundidade.

A Espanha procurou atacar pelas laterais, onde seus pontas apareciam continuamente para alçar bolas na área.

Em 15 minutos, o goleiro Robin Olsen se esticou para mandar para escanteio uma cabeçada de Dani Olmo após um cruzamento de Koke (16).

O único susto no primeiro tempo para a Espanha veio em um contra-ataque, quando um erro defensivo terminou com um chute de Isak, que Marcos Llorente tirou na linha do gol, mandando a bola para a trave onde ricocheteou e sobrou para as mãos do goleiro Unai Simon (41).

Após o intervalo, as duas equipes continuaram com suas propostas iniciais, mas a pressão da Espanha foi diminuindo à medida em que o cansaço foi tomando conta do time.

A seleção nórdica se impôs fisicamente e passou a chegar com um pouco mais de assiduidade, o que levou o técnico espanhol Luis Enrique Martínez, a colocar em campo o meia Thiago Alcântara no lugar de Rodri enquanto mudava todo o seu ataque.

Morata, Dani Olmo e Ferran Torres deram lugar a Pablo Sarabia (66), Gerard Moreno e Mikel Oyarzabal (74).

– Olsen salva a Suécia –

As mudanças deram fôlego à Roja, mas seu cerco na reta final não conseguiu encontrar o gol e as duas equipes tiveram que se contentar com o empate.

Olsen se destacou ao tirar de punhos após um cruzamento que Gerard Moreno (78).

Quase no fim, Gerard Moreno conseguiu cabecear de frente para o gol mas Olsen apareceu mais uma vez para fazer uma ótima defesa (90).

E o goleiro voltou a aparecer ao defender um chute de Sarabia nos acréscimos (90+3) na última chance do jogo.

O zagueiro da Espanha, Aymeric Laporte se mostrou satisfeito em entrevista à beIN Sport: “Acho que mostramos um futebol muito bom. As pessoas viram que tivemos a posse de bola, mostramos muitas sequências lindas, mas não soubemos como finalizar”.

O zagueiro sueco Victor Lindelof, escolhido melhor jogador da partida elogiou a seleção espanhola: “A Espanha é muito forte com a bola, conseguimos fechar os espaços no meio do campo, mas eles puderam ter muitas bolas nas pontas”.

“Foi difícil escapar da pressão, mas acho que tivemos um resultado muito bom aqui”, acrescentou ele.

A Espanha enfrentará a Polônia no próximo sábado, enquanto a Suécia tem pela frente a Eslováquia, na sexta-feira.

– Eslováquia vence a Polônia –

Mais cedo, a Eslováquia surpreendeu ao vencer a Polônia de Robert Lewandowski por 2 a 1.

No duelo disputado na cidade russa de São Petersburgo, os gols eslovacos foram marcados pelo goleiro Wojciech Szczesny (aos 18 minutos), contra após uma cobrança de escanteio de Robert Mak, e o zagueiro Milan Skriniar (69).

Já a equipe liderada por Lewandowski, artilheiro do Bayern de Munique, balançou as redes adversárias através do volante Karol Linetty logo no início do segundo tempo (46).

Os poloneses terminaram o confronto com dez em campo, por conta da expulsão de Szczesny, após receber um segundo cartão amarelo.

Classificação do Grupo E da Euro 2020:

— Primeira rodada:

Espanha – Suécia 0 – 0

Polônia – Eslováquia 1 – 2

Classificação: Pts J V E D Gp Gc SG

1. Eslováquia 3 1 1 0 0 2 1 1

2. Espanha 1 1 0 1 0 0 0 0

. Suécia 1 1 0 1 0 0 0 0

4. Polônia 0 1 0 0 1 1 2 -1

— Próximos jogos (horário de Brasília):

18/06 (10h00): Suécia – Eslováquia

19/06 (16h00): Espanha – Polônia

23/06 (13h00): Suécia – Polônia

23/06 (13h00): Eslováquia – Espanha

./bds/gr/mcd/aam