MADRID, 15 ABR (ANSA) – O governo da Espanha concedeu nesta terça-feira (15) ao escritor hispano-peruano Mario Vargas Llosa, falecido no domingo (13) em Lima, a “Grã-Cruz de Alfonso 10, o Sábio”, a título póstumo.
O anúncio foi feito pela porta-voz e ministra da Educação, Pilar Alegría, durante coletiva de imprensa, que expressou em nome do Executivo as condolências aos familiares e “aos leitores que somam milhões”.
Alegría lembrou ainda o enorme legado deixado por Vargas Llosa, que em vida recebeu todas as máximas honrarias.
“Seria necessária uma coletiva de imprensa para listar aqui os principais títulos de suas muitas obras”, disse a porta-voz, que entre “todas as distinções possíveis” citou o Prêmio Cervantes, o Príncipe das Astúrias e o Prêmio Nobel recebido por Vargas Llosa em 2010, sendo “o último escritor de língua espanhola a recebê-lo”.
A “Grã-Cruz de Alfonso 10, o Sábio” é o maior reconhecimento concedido pelo governo espanhol a pessoas que tenham contribuído em grau extraordinário ao desenvolvimento da educação, da ciência, da cultura, do ensino ou da pesquisa na Espanha ou em âmbito internacional. (ANSA).