A Espanha empatou nos últimos instantes (2-2) com a República Tcheca neste domingo, em Praga, pela segunda rodada da Liga das Nações, torneio no qual ainda não conseguiu vencer.

Um gol de Jakub Pesek logo no início colocou os tchecos na frente (4) e Pablo Martín Páez Gaviria ‘Gavi’ empatou nops acréscimos do primeiro tempo (45+1). Jan Kuchta fez 2 a 1 com um belo gol na segunda etapa (66), mas uma cabeçada de Iñigo Martínez (90) salvou um ponto para ‘La Roja’.

A Espanha se mantém assim na terceira posição do grupo 2 da Liga A da Liga das Nações, a dois pontos da República Tcheca e de Portugal, que lideram a chave.

Os portugueses golearam a Suíça (4-0), que já acumula duas derrotas.

Apesar do empate no fim o capitão tcheco Thomas Soucek se mostrou satisfeito. “Se alguém nos tivesse dito que teríamos quatro pontos antes destes dois jogos (Suíça e Espanha), teríamos assinado embaixo”, disse ele.

A Espanha terá que reagir na próxima quinta-feira contra os suíços, depois de seus dois empates consecutivos.

“Percebi que seria complicado desde o primeiro lance e não nos sentimos confortáveis durante todo a partida”, disse o técnico espanhol Luis Enrique Martínez após o jogo.

“Houve muitos desencontros” defensivos, lamentou o treinador.

Os espanhóis foram pegos de surpresa aos 4 minutos com o gol de Pesek, que finalizou para as redes um passe de Jan Kuchta da direita.

À frente no placar, a República Tcheca se protegeu, deixando a iniciativa para a Espanha, que apesar de seu domínio, teve dificuldades para entrar no jogo.

A Espanha teve que esperar os acréscimos do primeiro tempo para Gavi empatar para sua equipe.

O meia do Barcelona recebeu na área e chutou cruzado por entre dois zagueiros, mandando a bola rente à segunda trave e deixando tudo igual antes do intervalo (45+3).

Com este gol, Gavi se tornou o artilheiro mais jovem da história da seleção espanhola aos 17 anos e 304 dias, superando seu companheiro de Barça e seleção, Ansu Fati.

No segundo tempo, a Espanha melhorou, mas quando parecia que seu gol estava mais perto, veio o segundo gol tcheco.

Kuchta aproveitou um erro cometido por uma defesa que estava muito adiantada, avançou sozinho e superou o goleiro Unai Simón com um belo toque de cobertura (66).

Nos últimos minutos os donos da casa passaram a se defender com unhas e dentes. Mas, quando parecia que eles venceriam a partida, Iñigo Martínez desviou de cabeça e fez o 2 a 2 final (90), para alívio da seleção espanhola e decepção dos tchecos.

gr/iga/aam