30/03/2023 - 12:05
O Instituto Caburé, fundado no Piauí e também com atuação no Ceará e Maranhão, aterrissa em São Paulo e faz parceria com o Espaço Alto para um dia de imersão na cultura popular da região. No dia 13 de abril acontece uma programação especial para convidados e o lançamento da campanha “Amigos do Caburé”, para arrecadar fundos e impulsionar projetos do Instituto, além de ampliar a participação da comunidade.
O evento vai reunir obras da artista piauiense Dona Nêda, a sonoridade da banda de Pífanos Caju Pinga Fogo e a culinária local com a presença de Hervé Witmeur, chefe com restaurantes no Piauí e Ceará, que vai mostrar um pouco da gastronomia local. Tudo isso para apresentar a riqueza cultural, gastronômica e popular da região.
A noite cultural fica completa com uma roda de conversa entre a artista Nêda, o pesquisador cultural Leo Mello, que atua na região nordestina, e a diretora do Instituto Caburé, Camilla Marinho.
Já no dia 14 de abril a exposição da Dona Nêda abre para o público em geral e fica até o dia 19 de abril com entrada franca.
“O Nordeste é a alma brasileira, lugar de gente feliz e acolhedora. É berço do Brasil e dos povos e costumes tradicionais, tem muito a ensinar”, diz Camilla Marinho, idealizadora do Instituto Caburé.
Ainda segundo ela, “é preciso ressignificar a forma como lidamos com a nossa cultura popular e trazer esses protagonistas, que contam a história do nosso Brasil, para o centro das discussões. Eles precisam de visibilidade, de respeito e apoio para que a nossa história não se apague”.
“Valorizar e enaltecer esses mestres e mestras populares é nos reconectar com a nossa ancestralidade – justamente o que buscamos articular como Instituto”, finaliza Camilla.