A Eslováquia se classificou nesta quinta-feira para a fase final da Euro 2020, que foi adiada para 2021 devido à pandemia de covid-19, depois de vencer por 2 a 1 na prorrogação a Irlanda do Norte fora de casa em um dos play-offs disputado em Belfast.

Os eslovacos completam assim o Grupo E do torneio continental e serão, portanto, adversários da Espanha, Suécia e Polônia.

O gol da classificação eslovaca foi marcado aos 110 minutos por Michal Duris, quando aproveitou um rebote, entrou na área e mandou um chute rasteiro no canto.

A Irlanda do Norte havia forçado de forma dramática a prorrogação, ao empatar aos 88 minutos com um gol contra de Milan Skriniar.

Juraj Kucka havia aberto o placar para a Eslováquia aos 17 minutos, quando roubou uma bola e avançou em velocidade em direção ao gol adversário, entrou na área perseguido pelos zagueiros e acabou vencendo o goleiro com um chute cruzado.

A estreia da Eslováquia na Euro-2020 em 2021 será no dia 14 de junho contra a Polônia de Robert Lewandowski, antes de enfrentar a Suécia em 18 de junho e encerrar a fase de grupos contra a favorita Espanha, em 23 de junho.

Assim, a Eslováquia disputará seu terceiro grande torneio (Copa do Mundo ou Euro) desde a dissolução da Tchecoslováquia em 1993, em seu período como território independente.

O país da Europa Central estreou em um grande evento na Copa do Mundo de 2010 na África do Sul e também marcou presença na Euro 2016 na França.

Nas duas ocasiões conseguiu superar a fase de grupos e chegou às oitavas de final, rodada em que foi eliminada

A Irlanda do Norte, por sua vez, não conseguiu repetir sua classificação para a Euro, quatro anos depois de ter disputado a edição da França, onde também chegou às oitavas de final.

bur-dr/aam