Eslováquia, Macedônia do Norte, Hungria e Escócia obtiveram nesta quinta-feira as quatro últimas vagas para a Euro 2020, adiados para 2021 devido à pandemia de covid-19, após vencerem seus respectivos play-offs.

O torneio continental (de 11 de junho a 11 de julho de 2021) já conhece agora seus 24 participantes, entre os quais não estarão Irlanda do Norte, Geórgia, Islândia e Sérvia, os derrotados nestas repescagens.

– Eslováquia vence na prorrogação –

A Eslováquia se classificou para a fase final da Euro 2020 depois de vencer por 2 a 1 na prorrogação a Irlanda do Norte em Belfast.

Os eslovacos completam assim o Grupo E do torneio continental e serão, portanto, adversários da Espanha, Suécia e Polônia.

O gol da classificação eslovaca foi marcado aos 110 minutos por Michal Duris, quando aproveitou um rebote, entrou na área e mandou um chute rasteiro no canto.

A Irlanda do Norte havia forçado de forma dramática a prorrogação, ao empatar aos 88 minutos com um gol contra de Milan Skriniar.

Juraj Kucka havia aberto o placar para a Eslováquia aos 17 minutos, quando roubou uma bola e avançou em velocidade em direção ao gol adversário, entrou na área perseguido pelos zagueiros e acabou vencendo o goleiro com um chute cruzado.

A estreia da Eslováquia na Euro-2020 em 2021 será no dia 14 de junho contra a Polônia de Robert Lewandowski, antes de enfrentar a Suécia em 18 de junho e encerrar a fase de grupos contra a favorita Espanha, em 23 de junho.

Assim, a Eslováquia disputará seu terceiro grande torneio (Copa do Mundo ou Euro) desde a dissolução da Tchecoslováquia em 1993, em seu período como território independente.

O país da Europa Central estreou em um grande evento na Copa do Mundo de 2010 na África do Sul e também marcou presença na Euro 2016 na França.

Nas duas ocasiões conseguiu superar a fase de grupos e chegou às oitavas de final, rodada em que foi eliminada

A Irlanda do Norte, por sua vez, não conseguiu repetir sua classificação para a Euro, quatro anos depois de ter disputado a edição da França, onde também chegou às oitavas de final.

– Macedônia do Norte estreia –

A Macedônia do Norte conquistou uma classificação histórica graças à vitória por 1 a 0 sobre a Geórgia em Tbilissi.

Um gol do veterano Goran Pandev no segundo tempo (57) garantiu a vaga para os macedônios, que farão parte do grupo C ao lado de Holanda, Áustria e Ucrânia, em um dos grupos mais equilibrados da competição.

Os austríacos venceram os macedônios duas vezes no Grupo G das eliminatórias para a Euro.

A Geórgia dominou o primeiro tempo. Kvekveskiri, em uma cobrança de falta (14) e depois Okriashvili (28) foram os primeiros a assustar o goleiro macedônio.

Mas no início do segundo tempo, o capitão Pandev, de 37 anos, recebeu sozinho na área e mandou para o fundo da rede após uma bela triangulação de Elmas com Nestorovski.

Dez minutos depois, Elmas poderia ter aumentado, se tivesse direcionado seu chute alguns centímetros mais para a direita (67).

Após o apito final, os jogadores da Macedônia do Norte, país independente desde 1991, fizeram a festa em campo e já sonham com o dia 13 de junho de 2021, quando vão estrear contra a Áustria.

– Virada da Hungria –

A Hungria foi a única das quatro seleções classificadas a vencer em casa com uma virada alucinante nos últimos minutos contra a Islândia (2-1) em Budapeste.

Os húngaros vão jogar assim no chamado ‘Grupo da Morte’ do torneio continental, ao lado de França, Alemanha e Portugal.

A noite foi especialmente cruel para a Islândia, que depois de ter sido uma das seleções a avançar até as quartas de final na Euro 2016 e disputar a Copa do Mundo de 2018, vê sua ‘Geração de Ouro’ ficar de fora da fase final da próxima Euro no último suspiro.

Os islandeses venceram por 1 a 0 em Budapeste durante grande parte do jogo, graças a uma falta cobrada por Gylfi Sigurdsson aos 11 minutos que o goleiro Peter Gulacsi tocou, mas não conseguiu defender, assistindo desesperadamente à entrada da bola no gol.

A seleção nórdica resistiu defensivamente, ajudada por boas intervenções do goleiro Hannes Halldorsson.

Mas a Hungria conseguiu empatar o jogo aos 88 minutos, quando Loic Nego penetrou na área para finalizar após uma série de rebotes entre os zagueiros islandeses.

Com esse gol, os húngaros acharam que iriam para a prorrogação, mas o destino reservava uma nova alegria momentos depois, já nos acréscimos, com um chute rasteiro de Dominik Szoboszlai (90+2) que entrou no canto.

A Hungria conseguiu assim uma virada dramática que a leva a repetir sua presença na fase final da Eurocopa pela segunda edição consecutiva, depois de ter alcançado as oitavas de final em 2016.

Na Euro-2020 de 2021, a Hungria volta a jogar na ‘sua’ Arena Puskas, recebendo o atual campeão, Portugal, no dia 15 de junho, e depois a França (19 de junho), antes de ir a Munique para enfrentar a Alemanha (23 de junho) na última rodada de seu grupo.

– Escócia, 22 anos depois –

A Escócia conquistou a última vaga para a Euro 2020 graças à sua vitória nos pênaltis (5-4 após um empate em 1 a 1) contra a Sérvia, em Belgrado.

Os escoceses vão disputar o torneio continental no Grupo D contra Inglaterra, Croácia e República Tcheca.

A fase final da próxima Eurocopa será o primeiro grande torneio da Escócia desde a Copa do Mundo de 1998 na França.

Na disputa decisiva por pênaltis, as duas equipes converteram suas cobranças até que Aleksandar Mitrovic errou a quinta dos sérvios, o que acabou sendo decisivo.

Antes, a Escócia havia aberto o placar aos 51 minutos, por intermédio de Ryan Christie, com um chute rasteiro da entrada da área, que bateu na trave antes de entrar no gol.

A equipe britânica resistiu mantendo sua vantagem até quase o final do tempo regulamentar, mas aos 90 minutos de jogo, Luka Jovic, desviou de cabeça uma cobrança de escanteio, deixando tudo igual e levando para a prorrogação, onde o placar não se mexeu, dando lugar à disputa por pênaltis.

Na Eurocopa, a Escócia também terá a honra de disputar duas partidas de sua primeira fase no Hampden Park, em Glasgow, contra tchecos e croatas. O confronto com os ingleses será em Wembley, em Londres.

Composição dos grupos da Eurocopa-2020, adiada para 2021:

– Grupo A:

Itália

Turquia

País de Gales

Suíça

– Grupo B:

Bélgica

Finlândia

Dinamarca

Rússia

– Grupo C:

Holanda

Ucrânia

Áustria

Macedônia do Norte

– Grupo D:

Inglaterra

Croácia

Escócia

República Tcheca

– Grupo E:

Espanha

Suécia

Polônia

Eslováquia

– Grupo F:

Portugal

França

Alemanha

Hungria

bur-as/dr/aam