Abordamos a evolução do conceito de sustentabilidade até chegarmos a ESG, em outro texto da coluna. Recomendamos a leitura, caso você não esteja familiarizado com o assunto. Agora nosso objetivo é mostrar, de forma resumida, que vale a pena implementar ESG na sua empresa, quando este é pensado de forma estratégica.

Pensar ESG de forma estratégica é fundamental para incorporar ações que sejam sustentáveis e contribuam com a lucratividade do negócio. Afinal, ações sustentáveis colaboram com o incremento em vendas ou redução de custos. Como um professor meu disse: “Pare de pensar em sustentabilidade como plantar e abraçar árvores”. Sim, o reflorestamento é importante, mas não é o único problema que precisamos endereçar.

Um exemplo amplamente reconhecido de como implementar estratégias ESG de forma eficaz é o caso da varejista britânica Mark & Spencer. Ao abordar a sustentabilidade, a empresa inicialmente priorizou a redução de custos por meio do uso mais eficiente de recursos, como gasolina e água encanada. Para isto, trocou sua frota de caminhões por modelos mais aerodinâmicos, reduzindo o consumo de combustível, gerando assim um corte em despesas logísticas. O mesmo se deu com lojas a céu aberto, investiram em sistemas de captação de água, reduzindo o uso de água encanada, diminuindo assim as despesas.

Mas não parou por aí, para contemplar o braço social, construiu em suas lojas de bairro, playgrounds para crianças e outras atividades de lazer. O que auxilia com bem-estar das famílias, e ao mesmo tempo, favorece as vendas. Afinal, as pessoas que frequentam a área de lazer acabavam comprando na loja por comodidade.

Outro exemplo de empresa que fez isto com maestria foi a Tom Shoes. Uma organização que fatura centenas de milhões de dólares anualmente com a seguinte proposta: a cada par vendido, eles doam um par de tênis. Em poucos anos, a Tom Shoes se tornou um case internacional. Ela nasceu com um propósito sustentável e virou um sucesso em vendas, o que faz sentido, pois seu produto se tornou sinônimo de responsabilidade social. Ao ver você vestindo um Tom Shoes, eu sei que você está ajudando alguém a não andar quilômetros descalço.

Ambos os casos demonstram como implementar ações de ESG que respeitam o pilar econômico. Estes exemplos têm coisas em comum e abordaremos como implementar ESG de forma estratégica em outra oportunidade. Mas esperamos que você tenha percebido que há vantagens econômicas ao implementar ESG. Ajudar o mundo e ser lucrativo não são fatores conflitantes, pelo contrário. Ao entender que isso gera resultado econômico, mais empresas adotam medidas de ESG e melhor o mundo fica.